segunda-feira, 27 de julho de 2015

Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas começa nesta segunda-feira

A Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que começa nesta segunda-feira (27), terá, na capital paulista, caixas de presente espalhadas pela cidade, a fim de atrair o público e promover a conscientização sobre o tráfico de pessoas, a prevenção e a disseminação de informação sobre a temática.
A Gift Box ficará exposta em lugares de grande circulação, como shoppings, praças, escolas, universidades e até em ruas e avenidas. Como é uma caixa de presente, chama a atenção das pessoas. Quando aberta, apresenta uma realidade diferente daquela esperada, com imagens e relatos de vítimas de exploração sexual, trabalho escravo, servidão doméstica, além de casos de adoção ilegal de crianças e tráfico de órgãos.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos do município, a sensação de falsa promessa causada pela caixa de presente no visitante é a mesma sentida pelas vítimas de tráfico. Por meio desse sentimento, o projeto pretende conscientizar a sociedade.
No Brasil, de acordo com o relatório do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal, 1.735 pessoas foram vítimas de tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual, entre 2006 e 2011.
Sobre o tráfico internacional, as vítimas brasileiras se destinam à exploração sexual. De 475 vítimas identificadas pelo Ministério das Relações Exteriores, entre 2005 e 2011, em seus consulados e embaixadas, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo. Além disso, 42.664 trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo no Brasil entre os anos de 2003 e 2013, segundo a Comissão Pastoral da Terra.
No último dia 10, a Justiça Federal expediu mandados de busca e apreensão na sede do extinto orfanato Lar da Criança Menino Jesus, em São Paulo, e na residência de seus antigos administradores, devido a uma ação por tráfico de pessoas ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).
Segundo o MPF, os réus Guiomar e Franco Morselli aproveitaram-se da condição de dirigentes do orfanato “para praticar tráfico internacional de crianças com o intuito de promover adoções clandestinas”. A ação cobra dos réus pagamento de indenização por danos morais e materiais às crianças vítimas do tráfico e também por danos morais coletivos, pois a prática ilícita pode ter comprometido a credibilidade e reputação do país e dos brasileiros no exterior.
A abertura oficial da semana ocorre nesta segunda-feira (27), às 17h, em frente ao Teatro Municipal, no centro da cidade. Durante a semana, alguns monumentos da cidade receberão iluminação azul, fazendo referência à campanha mundial sobre o tema Coração Azul, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os locais estão o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, a Ponte das Bandeiras, a Biblioteca Mário de Andrade, a Estátua do Borba Gato e o Monumento às Bandeiras.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog