quarta-feira, 10 de junho de 2015

Direitos Humanos na adolescência serão debatidos no IX CLIOA

A nona edição do Congresso Latino-americano Interdisciplinar Orientado ao Adolescente (CLIOA) acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. O evento que tem foco multi, inter e transdisciplinar abrange as diversas esferas da vida do adolescente desde a saúde até a educação.
            O objetivo do Congresso é apresentar os estudos e propor discussões de teor inovador, educacional e conscientizador articulando diferentes áreas do conhecimento através de mesas redondas, conferências e apresentações orais. O evento – que acontecerá pela primeira vez no Brasil – contará também com apresentações artísticas de grupos culturais que tem projetos específicos para os jovens e adolescentes, como a ONG Canta Brasil de Canoas.
            Dentre as mesas redondas, destaca-se a mesa “Fortalezas e vulnerabilidades na adolescência” que tratará os direitos dos adolescentes, o tratamento especial que estes devem receber por estarem em uma fase de vulnerabilidade, os marcos legais estabelecidos e as mudanças nas políticas públicas necessárias para abrigar os jovens. A mesa terá a participação da socióloga e doutora em Direito, com especialização em direito criminal Profª Ana Paula Mottta Costa. Para a painelista “O objetivo dessa mesa é exatamente apontar os problemas enfrentados pelos adolescentes hoje, em razão de sua condição geracional e de etapa da vida que atravessam, mas em uma perspectiva dialógica com as potencialidade que apresentam.”, enfatizou Ana Paula.
            O IX CLIOA enfoca os direitos humanos na adolescência, além dos debates nessa esfera o evento premiará os pôsteres em sete linhas temáticas com troféus homenageando jovens e adolescentes que tiveram seus direitos violados, como o menino Bernardo Boldrini, representando a conscientização na luta pelos Direitos Humanos.
O Congresso, que contará com mais de 600 participantes, será um espaço aberto para estudantes da educação básica, graduação, pós-graduação e doutorado assim como os professores e pesquisadores discutirem e refletirem sobre as problemáticas atuais do adolescente na América Latina. As inscrições podem ser feitas no site www.inf.ufrgs.br/clioa até o dia 3 de junho ou pessoalmente nos dias do evento, conforme o limite de lotação das salas.
O CLIOA 2015 tem a realização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Comissão do CLIOA – Presidente Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone, com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência – Fundatec.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog