terça-feira, 16 de junho de 2015

Dinamarca tenta reabilitar criminosos em cruzeiros pelo Caribe

O país escandinavo já enviou 59 jovens problemáticos para o mar caribenho

O país escandinavo já enviou 59 jovens problemáticos para o mar caribenho

Cruzeiros estão entre as melhores maneiras para relaxar, esquecer dos problemas e, ao final das férias, voltar para o trabalho tranquilo e recheado de boas energias.
Mas uma viagem marítima pode ter um efeito terapêutico em pessoas criminosas?
Diversos governantes da Dinamarca, país conhecido por seu generoso sistema de bem-estar social, pensam que sim.  
Em reportagem publicada nesta segunda-feira (8), o jornal dinamarquês "Metroxpress" afirma que, nos últimos cinco anos, 26 cidades do país escandinavo adotaram um programa que, no Brasil, seria rapidamente chamado de "Bolsa Cruzeiro": enviaram 59 jovens que cometeram crimes como roubos e abuso de drogas para realizar jornadas marítimas de até um ano pelas ilhas do Caribe.  

Você acha que uma viagem pelo Caribe pode reabilitar jovens criminosos?

Resultado parcial
Nas viagens, organizadas por empresas dinamarquesas como a Den Maritime Base, os jovens têm que trabalhar nos navios e são acompanhados por tutores, que lhes dão aulas baseadas no currículo escolar dinamarquês.
Passeios pelo Caribe
Porém, passeios turísticos pelas paradisíacas paisagens do Caribe também fazem parte da agenda: "eu escalei vulcões duas vezes, pilotei jet-ski, fiz trilhas em florestas e quase consegui um certificado de mergulho", afirmou ao "Metroxpress" um jovem chamado Christian, de 22 anos, que foi colocado no programa após ser preso por roubar uma loja de conveniência. 
O jornal também afirma que, juntas, as 26 cidades dinamarquesas já gastaram 42 milhões de coroas (cerca de R$ 19 milhões) em seu "Bolsa Cruzeiro".
"O Caribe pode parecer um lugar exótico, mas nossa intenção é afastar esses jovens de um ambiente de crime e abuso de drogas", disse ao "Metroxpress" Flemming Olsen, diretor da secretaria de assuntos da família de Frederikssund, uma das cidades que mais enviou infratores para as viagens.
Christian, entretanto, contou ao "Metroxpress" que é fácil encontrar drogas (especialmente maconha) durante as jornadas. "O Caribe é provavelmente a capital mundial da maconha", disse ele. "Não é difícil comprar um baseado nas ruas da região".
Há relatos de jovens que voltaram a cometer crimes após retornar do cruzeiro pelo Caribe. Mesmo assim, em entrevista ao jornal britânico "The Telegraph", Ole Jacobssen, membro do conselho administrativo de Frederikssund, defendeu a iniciativa: "muitos desses jovens largaram a escola e, nessas viagens, eles têm a chance de voltar a estudar novamente. Se não investirmos nessas pessoas agora, elas vão nos gerar gastos muito maiores no futuro, provavelmente com custos presidiários". 

Na chibata: veja países que punem com crueldade o turista que sai da linha11 fotos

11 / 11
COREIA DO NORTE: Brasileiros adoram fazer brincadeiras com tudo, certo? Mas, se um dia você resolver visitar a Coreia do Norte, esqueça a mania de falar mal de personalidades políticas. No destino asiático, a deferência é a única atitude esperada de uma pessoa quando ela se encontra na frente de uma imagem de um dos membros da dinastia Kim, que ainda governa o país com impiedosa mão de ferro. E essas imagens estão por toda a parte, em quadros e gigantescas estátuas (na foto, um grupo de norte-coreanos reverencia uma estátua de Kim Il-sung, o avô do atual presidente, Kim Jong-un, na cidade de Pyongyang). O mínimo sinal de desrespeito pode envolver o turista em problemas com a polícia. E você não vai querer ter problemas com a polícia de um país que executa um ministro com tiro de bateria antiáerea só porque ele dormiu em eventos governamentais e "desrespeitou" Kim Jong-un, como aconteceu recentemente com o ministro norte-coreano da Defesa, Hyon Yong-chol Getty Images

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog