sexta-feira, 12 de junho de 2015

Audiências de Custódia devem iniciar em julho

Ação garante que presos em flagrante sejam apresentados em juízo no prazo máximo de 24 horas.


A partir do mês de julho, pessoas presas em flagrante poderão cumprir penas alternativas a partir das Audiências de Custódia, uma iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que passarão a ocorrer no Estado de Roraima. A informação é do secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Josué Filho, que espera com isso evitar a superlotação do sistema prisional.

A Audiência de Custódia garante que presos em flagrante sejam apresentados em juízo no prazo máximo de 24 horas. Além do juiz, participarão da audiência um promotor e um defensor público ou advogado. Imediatamente após a sessão, o magistrado decidirá sobre a legalidade da prisão, a necessidade de manter a pessoa presa ou a possibilidade de impor medidas alternativas.

Para a efetivação do Projeto e definição de ações em Roraima, representantes do Tribunal de Justiça de Roraima, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública Estadual e Secretaria de Segurança Pública estiveram reunidos com o secretário da Sejuc.

“Realizamos reuniões técnicas para avaliar os recursos que serão utilizados. Estamos em contato permanente com o Tribunal de Justiça do Estado e a partir da assinatura do convênio, as audiências serão iniciadas de imediato em local específico, de forma que possamos possibilitar a alternativa de pena para pessoas que cometeram crimes de menor potencial ofensivo”, declarou.

As penas alternativas serão acompanhadas pela Central de acompanhamento de penas alternativas, a ser implantada no Estado. Conforme o secretário, cerca de 15 servidores, incluindo psicólogos e assistentes sociais atuarão na Central. Somente após a implantação da Central é que o Estado deverá iniciar o processo de monitoramento eletrônico por meio das tornozeleiras.

Ele explicou que a demora na aprovação do orçamento do Governo Federal ocasionou o atraso na aquisição das tornozeleiras para o Estado de Roraima. “Porém, até o mês de agosto estaremos com o monitoramento eletrônico funcionando no sistema prisional, desafogando as unidades e garantindo o cumprimento de pena conforme preconiza a Lei de Execuções Penais”, disse o secretário.


BV News. 11.06.2015.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog