quarta-feira, 4 de março de 2015

Matthew Dyson palestra sobre responsabilidade civil e criminal

Matthew Dyson [Reprodução]
As diferenças entre ilícitos civis e crimes, as inter-relações entre a responsabilidade civil e a responsabilidade criminal e o modo como a justiça trata crimes e responsabilidade são alguns dos tópicos que serão abordados na palestra de Matthew Dyson (foto), professor do Trinity College da Universidade de Cambridge, que acontecerá nesta terça-feira (3/3), às 19h, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP).
A conferência tem o curioso título de Maçãs responsáveis e laranjas criminosas: Comparação entre Responsabilidade Civil e Criminal, tradução do inglês Tortious Apples and Criminal Oranges: Comparing Tort and Crime. Trata-se de um trocadilho com um dito popular inglês que corresponde, em português, a trocar alhos por bugalhos. A ideia de Dyson é tentar comparar as manifestações ilícitas no Direito Penal e no Direito Civil e verificar como os diferentes ordenamentos jurídicos resolvem problemas concretos nessa área.
A conferência de Matthew Dyson, que leciona em uma das duas melhores universidades do Reino Unido, é uma promoção do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP e da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo, que congrega várias universidades brasileiras e estrangeiras. A mesa dos trabalhos será presidida pelo chefe de Departamento, professor titular Carlos Alberto Dabus Maluf, que coordena o evento ao lado dos professores Ignacio Poveda, anfitrião do professor Dyson, e Otavio Luiz Rodrigues Jr.
No Reino Unido, Matthew Dyson é secretário-geral da Sociedade Europeia de História Comparado do Direito e pesquisador do Centro de Utrecht, na Holanda, além de lecionar História do Direito, Responsabilidade Civil e Direito Romano na Universidade de Cambridge.
O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrições prévias. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail 
direitocontemporaneo@direitocontemporaneo.com ou no Departamento de Direito Civil. 

Serviço
Data:  3 de março
Hora: 19h
Local:  Auditório do primeiro andar do prédio histórico da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP).
Inscrições: Evento aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia.
Informações: direitocontemporaneo@direitocontemporaneo.com ou no Departamento de Direito Civil da USP.

Revista Consultor Jurídico, 3 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog