quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Você reclama de corrupção?

Elencar a quantidade de escândalos ilícitos e os problemas que cada governo teve em suas administrações, parece ter se tornado o centro das conversas de bares, intervalo do trabalho, salões de beleza e da fértil internet. Eu reclamo. Todo brasileiro reclama, principalmente em época eleitoral. É desvio de dinheiro pra cá, contratação de familiares pra lá e assim, o brasileiro segue a vida, reclamando da eterna corrupção.
Em relatório da Transparência Internacional sobre percepção de corrupção, 81% dos brasileiros acreditam que os partidos políticos são corruptos. Numa escala de 1 a 5,  a nota de corrupção dada para os partidos brasileiros é de 4,3. Mas será que “passar a perna” está restrito aos políticos?
A gente tem um rasa percepção de ver corrupção só no âmbito público e político. Quando olhamos para as corrupções que acontecem no nosso dia-a-dia (sim! elas existem aos montes), nem se quer percebemos o quanto praticamos corrupção, a ponto de se tornar rotina.
Sabe aquele recibo de taxi com o valor maior do que o real da corrida, para pedir reembolso da empresa?
E aquela meia nota que você emitiu para pagar menos imposto?
Quantas vezes você foi ao cinema ou a um show com carteirinha falsa, mesmo que seu tempo de faculdade já tivesse acabado?
Quantas vezes você dirigiu pelo acostamento, pela faixa de ônibus e estacionou em local proibido?
Eu não esqueceria de mencionar aquele atestado falso que você levou para a empresa, esqueceria?
Também não deixaria fora dessa lista, aquela capa de celular falsificada que você comprou na Paulista, deixaria?
E cá entre nós, aquela informação falsa da sua declaração do Imposto de Renda? Ficou perfeita, não ficou?
Você aceita e acha certo tudo isso? Uma pesquisa feita pelo IBOPE em 65 países,  mostra que 21% citam a corrupção como o principal problema do mundo. No Brasil, esse índice é (obviamente) maior e chega a 29% de pessoas que consideram a corrupção o problema mundial mais grave.
Mas se a gente acha que corrupção é um problema tão crítico (e ele é), por que insistimos em mantê-lo no nosso dia-a-dia?
O cenário político que temos, escolher entre o sujo e o mal lavado, é só o reflexo do nosso jeitinho brasileiro. Se a briga polarizada dessas eleições está calcada em corrupção, a causa vem de longe. Vem da criação e de como fomos condicionados a situações corruptas desde criança. (Um abraço para aqueles pais que davam bebida alcoólica para os filhos e achava bonitinho!).
No começo do ano, a Controladoria-Geral da União criou uma campanha para as mídias sociais chamada “Pequenas Corrupções – Diga Não”. Com o objetivo de mostrar que corrupção está no nosso dia-a-dia e que depende de nós começar a combatê-las.
Campanha Combate as Pequenas Corrupções
Viu só como você também tem uma veia corrupta. Admita. Em algum momento da sua vida, você praticou algum ato corrupto. Não podemos nos arrepender? Podemos edevemos. Precisamos começar a olhar para o próprio umbigo e entender que um Brasil melhor, começa com a gente, os brasileiros. Começa com recusar aquela grana para ganhar vantagem em algo, não comprando produto falsificado, começa com eu e você, admitindo que estamos no mesmo barco e que só juntos podemos sair dessa lama chamada corrupção.
Por Ana Paula Passarelli. Plano Feminino. O Diário Maringá

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog