segunda-feira, 20 de outubro de 2014

20 Outubro | Dia Mundial de Combate ao Bullying

Assinala-se hoje, 20 de Outubro, o Dia Mundial de Combate ao Bullying. O bullying é uma realidade preocupante, para a qual importa sensibilizar. A APAV alia-se ao combate deste tipo de violência, alertando para o seu impacto nas vítimas, seus familiares e amigos.

A maioria das crianças e jovens estabelece relacionamentos positivos com os seus colegas e amigos. Contudo, podem existir situações em que a violência tem lugar, provocando mal-estar, desconforto, medo, vergonha e insegurança na vítima.

Empurrar, dar bofetadas, insultar, humilhar, gritar, gozar e ameaçar são alguns dos comportamentos mais frequentes de quem pratica esta forma de violência, que acontece entre colegas de turma, de escola ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum. Mais difíceis de detetar são os comportamentos violentos que não implicam contacto direto entre agressor/a e vítima, como deixar de fora ou excluir das atividades em grupo; difundir (oralmente ou através do recurso às novas tecnologias) rumores ou boatos depreciativos, com conotação racial/étnica, sexual ou de outra ordem.

A agressão psicológica é transversal a todas estas formas de violência, sendo que, formas de violência mais subtis tendem a evoluir para formas de violência mais graves.

Através da sua rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima, a APAV presta apoio gratuito e confidencial a vítimas deste tipo de violência, seus familiares e amigos. É também fundamental a acção que a APAV tem vindo a desenvolver na sensibilização e prevenção junto dos alunos nas escolas.

Este ano, o jovem músico D8 associa-se à APAV, sensibilizando para a temática através da música, com o tema “Vais Conseguir (Bullying)”.


Para saber mais:


Informações:
Helena Sampaio | 21 358 79 18 | apav.sede@apav.pt

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog