quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Livro explica a raiz da criminalidade no Brasil ☞ Jurista Luiz Flávio Gomes

 
Capa do Livro Beccaria (250 anos) - Luiz Flávio Gomes
 

Livro explica a raiz da criminalidade no Brasil

Em "Beccaria 250 anos", Luiz Flávio Gomes, um dos maiores criminalistas do país, demostra como é possível diminuir a violência que apavora nossa sociedade

Luiz Flávio Gomes, um dos mais importantes criminalistas do país, lança nesta quinta-feira,4, o livro "Beccaria 250 Anos: E o Drama do Castigo Penal: Civilização ou Barbárie?" (Editora Saraiva, 352 pág., R$ 68).
Indignado com o atual sistema penal, dominado por legisladores e governantes irresponsáveis que prometem a redução da criminalidade por meio de novas leis aproveitando-se do povo amedrontado, Luiz Flávio Gomes revisitou a obra do filósofo e penalista italiano Cesare Beccaria (1738-1794). Seu livro "Dos delitos e das penas", apesar de proibido pela Igreja, foi um dos mais lidos na Europa, no século 18.
Beccaria revolucionou a Europa em 1764 ao questionar pela primeira vez de forma sistemática o cruel sistema de Justiça criminal de seu tempo. Um sistema inquisitivo que castigava arbitrariamente pobres e desiguais e em nada colaborava para que houvesse mais segurança nas cidades. Exatamente como acontece hoje no Brasil!
Os países que seguiram a cartilha de Beccaria (entre eles Suécia, Dinamarca, Holanda e Suíça) contam com 1 assassinato para cada 100 mil pessoas. Os que refutaram essa receita são extremamente violentos. Destaque para o Brasil que é o 12º país mais violento do planeta, com 57 mil assassinatos (campeão do mundo em números absolutos) e taxa de 29 mortes intencionais para cada 100 mil pessoas.
Luiz Flávio Gomes comenta ponto por ponto a obra de Beccaria e mostra sua relevância para a prevenção do delito e da violência. "Enquanto a política criminal brasileira for conduzida pelas classes dominantes discriminatórias, que somente pensam nos seus interesses, tudo não passará de mero enxugamento de gelo com toalha quente", afirma Gomes.
                                                        

Serviço:
Lançamento
"Beccaria 250 Anos: E o Drama do Castigo Penal: Civilização ou Barbárie?"
Local: Salão Nobre da OAB SP
Praça da Sé, 385 - 1° andar
Data: 04 de setembro
Horário: 19h

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog