quinta-feira, 18 de setembro de 2014

45 presos que usam tornozeleira eletrônica retornam aos presídios

Cerca de 22 cumprem a pena e são postos em liberdade.


Segundo levantamento feito pela Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS), o número de presos com tornozeleira eletrônica que retornam aos presídios chega à casa dos 45, uma média de 30% em um total de 151 tornozeleiras instaladas desde agosto do ano passado em Teresina, Parnaíba e Luís Correia.
Os números da Central de Monitoramento da SEJUS  revelam ainda que, dos 151 presos que receberam as tornozeleiras, pelo menos 22 já cumpriram a pena e deixaram de usar o equipamento por meio de alvará expedido pela Justiça. Isso representa uma média de 15% presos liberados do uso do equipamento.
A SEJUS monitora, atualmente, 75 detentos de penitenciárias espalhados entre as cidades de Teresina, Luís Correia e Parnaíba e diz que considera o sistema de tornozeleiras eficiente. Para o diretor de presídios do Estado, Wellington Rodrigues, (foto abaixo) o monitoramento eletrônico tem cumprido seu papel de possibilitar a ressocialização dos detentos de baixa periculosidade.
“Está funcionando sim e de forma bem eficiente. Casos de presos que depredam o equipamento, se desfazem dele infelizmente são comuns, mas nós temos um controle sobre isso, mas a resposta que a Secretaria tem recebido é bastante positiva”, diz.
A coordenadora da Central de Monitoramento da SEJUS, Paula Santos Barbosa, informa que as Polícias Civil e Militar têm trabalhado juntas no rastreamento. Em alguns casos a PM autuou em flagrante usuários de tornozeleiras enquanto cometiam pequenos delitos. “O procedimento, nessas horas, é acionar a Central e a SEJUS vai até o reeducando, o identifica e o recambia de volta para o presídio. A partir daí, ele perde o direito ao benefício”, explica.
Foi o caso de Vando Bezerra Gomes, 33 anos, primeiro preso a receber a tornozeleira eletrônica e o primeiro a quebra-la, com apenas dois dias depois da instalação do equipamento. O caso aconteceu em 18 de setembro do ano passado e, na época, Vando alegou que o aparelho estava apertado e tinha tentado tirá-lo para ver se folgava. A tornozeleira foi encontrada danificada em um abrigo para usuários de droga no Centro de Teresina.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog