sexta-feira, 11 de julho de 2014

Não sabe como começar a se preparar para concursos? Veja dicas

Lia Salgado fala sobre a importância de estudar antecipadamente.
Especialista dá dicas sobre materiais de estudo, objetivo e organização.


O ano já começou e, com ele, a esperança de que nossos sonhos se realizem. Mas, depois que nos tornamos adultos descobrimos que, se queremos isso de verdade, precisamos transformar os sonhos em projetos e arregaçar as mangas para concretizá-los.

Se um dos seus sonhos é terminar o ano de 2014 empregado, com segurança e bom salário, sugiro começar a se preparar já, sem esperar o carnaval chegar. Até porque o carnaval só acontecerá em março; poucos meses depois teremos a Copa do Mundo e, em seguida, eleições. Quando piscarmos os olhos já será ano novo de novo.

O que fazer, então, para que daqui a um ano você tenha o que comemorar?

Antecipe-se
Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é curto (em torno de dois meses) e muitas matérias precisam ser vistas. Além disso, muitos concorrentes já estão estudando.

Portanto, prepare-se com antecedência. Sorte é você estar pronto quando a oportunidade aparece.
Objetivo
Escolha a área de concursos que lhe interessa. É preciso ver o tipo de atividade, a faixa salarial e outros aspectos, para fazer uma escolha consciente. Veja a coluna com dicas para escolher o concurso mais adequado ao seu perfil.

Ferramentas
Procure um curso preparatório que se ajuste ao seu perfil. No curso presencial você vai se sentir mais apoiado, porque vai encontrar pessoas que vivem um projeto parecido. Já o curso pela internet ajuda a economizar tempo de deslocamento e funciona bem para quem tem horários irregulares de estudo, por conta de trabalho. Se forem de qualidade, os dois tipos de curso oferecem ótimo resultado e facilitam a compreensão das matérias. Como consequência, aceleram a sua aprovação.

Também é importante ter um bom material de consulta. Os livros específicos para concurso são mais indicados do que os de faculdade, porque abordam a matéria de forma objetiva e de acordo com o que vem sendo cobrado nos concursos. Observe se há exercícios didáticos sobre os tópicos abordados, porque são muito úteis durante o estudo.

Mais recentemente, surgiram os materiais em arquivos pdf. São mais leves do que os livros e mais diretos do que as aulas em vídeo.

É possível também fazer um curso presencial completo e alguns módulos de reforço pela internet ou o inverso. O mesmo se aplica aos materiais escolhidos.

O candidato deve conhecer o seu perfil para optar pelo modelo em que sinta maior rendimento. Seja ele qual for, o importante é que resulte em aprendizado efetivo.
Organização
Organize a sua rotina de vidapara sobrar tempo para estudar, além de assistir às aulas. Umquadro de horários ajuda bastante.

Comece pelas matérias básicas da área que você escolheu e estude todas, de forma alternada, reservando tempo para cada uma a cada semana ou, se você tiver pouco tempo para estudar, a cada duas semanas.
Assim, você poderá participar de vários concursos, em vez de se preparar para somente um, e terá um patamar de conhecimento que facilitará a compreensão de outras matérias que virão depois.
Resistência
Projetos grandiosos como o de conquistar uma vaga no serviço público demoram algum tempo para serem concluídos. Dificuldades podem surgir no percurso. É natural enfrentar dúvidas nas matérias, falta de tempo, cobranças, falta de dinheiro, cansaço e medo. Todo candidato passa por isso. Mas é preciso buscar soluções ou contornar os obstáculos, e continuar estudando.

Ajustes
Se alguma reprovação acontecer, o candidato deve examinar as causas e fazer as correções necessárias na preparação ou na forma de fazer provas. E seguir. Até a aprovação.

Seja feliz
Muita gente acha que conquistar um objetivo terá como consequência encontrar a felicidade. Isso não acontece. É preciso aprender a ser feliz durante o caminho. Até porque isso é um excelente combustível para seguir adiante. Além disso, temos 365 dias pela frente para serem vividos.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog