terça-feira, 15 de julho de 2014

A RESPONSABILIDADE CRIMINAL PELO PRODUTO E O TOPOS CAUSAL EM DIREITO PENAL CONTRIBUTO PARA UMA PROTECÇÃO PENAL DE INTERESSES DO CONSUMIDOR



A RESPONSABILIDADE CRIMINAL PELO PRODUTO E O TOPOS CAUSAL EM DIREITO PENAL CONTRIBUTO PARA UMA PROTECÇÃO PENAL DE INTERESSES DO CONSUMIDOR

Autores: Susana Aires de Sousa
Local de Edição: CoimbraEditor: Coimbra EditoraISBN 978-972-32-2243-2Editado em: Julho - 2014702 págs.


No contexto da sociedade contemporânea, a lesão de bens jurídicos como a vida ou a saúde por via da produção de bens adquiriu uma nova dimensão, potenciada por complexos processos produtivos e pulverizada nas suas consequências por um número indeterminado de consumidores. A jurisprudência penal procurou uma primeira resposta nos crimes materiais ou de resultado, como o Homicídio e as Ofensas à integridade física, em um esforço de adaptação das soluções legais. O paradigma da imputação de um resultado encontraria nesta matéria um conjunto renovado de dificuldades.

A investigação que se apresenta encontra justamente a sua primitiva origem e o seu fundamento directo na leitura de casos ilustrativos da responsabilidade criminal pelo produto e nos desafios lançados à categoria da causalidade enquanto critério de imputação de resultados lesivos.

Dentro deste horizonte problemático, a dissertação desenvolve-se em três partes estruturadas em torno do Problema – a responsabilidade criminal pelo produto –, do Critério– a causalidade como critério de imputação de resultados – e das Soluções possíveis, previstas ou a prever na lei penal.


Clique aqui para visualizar ou imprimir o índice completo da Obra 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog