segunda-feira, 26 de maio de 2014

Deixar para depois custa caro para a carreira

A palavra não é das mais familiares, mas o hábito é velho conhecido: procrastinação. Comum para mais de 95% das pessoas, o comportamento de deixar tudo para depois pode limitar o desenvolvimento do profissional e prejudicar sua carreira. Embora esteja presente em todas as áreas da nossa vida, é no trabalho que essa atitude fica mais evidente e pode ser mais problemática.
Em maior ou menor grau, tomos nós somos um pouco procrastinadores, mas há um limite saudável para este comportamento, alertam os especialistas. Segundo a professora do curso de Psicologia da Faculdade de Administração e Economia (FAE) Nelcy Terezinha Lubi Finck, o hábito de procrastinar responsabilidades foi potencializado pela pressão que vivemos hoje, sobretudo, no mercado de trabalho. “Adiar as tarefas é uma forma de lidar com tantos compromissos”, diz.
 Quando o profissional começa a adiar a conclusão de atividades importantes, ou deixa para depois aspectos fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira, é sinal de que algo precisa ser feito. Com esse comportamento, a pessoa está boicotando o próprio crescimento: deixar tudo para a última hora eleva o risco de erros e leva à construção de uma imagem negativa.
Não é à toa que procrastinadores estão sempre correndo contra o tempo. Segundo Christiano de Oliveira, diretor da Regional Sul Lee Hecht Harrison|DBM, especializada em recolocação de profissionais, carreiras sólidas são construídas com planejamento. “Cada passo que você adia, representa um atraso no seu plano de carreira”, diz Oliveira. Mas a procrastinação também pode ser sinal de falta de motivação para o trabalho. Neste caso, é preciso repensar a carreira e, se necessário, mudar de rumo.
Perfis
Alguns tipos de perfis são mais propensos à procrastinação. Pessoas que vivem em um ritmo muito agitado, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, geralmente vivem sobrecarregadas e têm dificuldades para cumprir suas atividades no prazo. Os perfeccionistas, por exemplo, costumam protelar porque acham que sempre podem melhorar algo antes de entregar. Assim, as tarefas vão se acumulando na mesma proporção em que o tempo disponível para realizá-las diminui.
Como fazer
Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a superar a procrastinação e ser mais eficiente no trabalho.
• Reconheça que você é um procrastinador e identifique em quais situações você costuma adiar suas tarefas. Este é o primeiro passo para abandonar de vez a enrolação e fazer suas atividades no prazo certo.
• Defina metas e prazos próprios para a realização das suas tarefas e se esforce para cumpri-los. Uma dica é fazer uma planilha com as atividades para administrar melhor o tempo. Tente evitar pequenas distrações e manter o foco.
• Faça primeiro as atividades mais difíceis e deixe as mais prazerosas por último. Isso funciona como fator de motivação para chegar logo na melhor parte das atividades.
• Reserve um tempo para fazer as atividades que você gosta. Aquelas que você costuma fazer enquanto procrastina outras, geralmente mais importantes.

Fonte: CÍNTIA JUNGES - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog