quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Uma História da Violência. Do final da Idade Média aos nossos dias


Uma História da Violência. Do final da Idade Média aos nossos dias

Uma História da Violência. Do final da Idade Média aos nossos dias 
Robert Muchembled 

Editora: 
Edições 70 
Coleção: 
Extra Coleção 
Tema: 
História 
Ano: 
2014 
Livro de capa mole 

ISBN 9789724417448 | 440 págs.
Peso: 0.610 Kg




SINOPSE
A violência, que nos nossos dias nos é mostrada incessantemente através dos meios de comunicação social, é um tema que interessa a políticos, mas também a antropólogos e sociólogos e, por isso, objecto de uma história. Numa tese em contracorrente, o autor mostra-nos que, ao contrário da opinião dominante, a violência tem vindo a baixar constantemente desde o século XIII, tendência que parece conferir alguma sustentação à teoria de uma «civilização dos costumes» que, progressivamente, teria vindo a sublimar a violência.
Uma História da Violência tenta explicar e documentar esta regressão da violência, bem como os mecanismos que a sociedade usou para a conter, seja no plano jurídico ou social: por exemplo, controlo mais apertado dos jovens celibatários ou o reforço de uma educação de cariz mais coercivo.
Gradualmente, a violência foi diminuindo no espaço público, tendo parte dela passado para a esfera doméstica. Por outro lado, as pulsões mais violentas foram sublimadas por novos géneros literários, como o policial, criado no século XIX, ou, mais recentemente, pelo cinema e pelos jogos on-line.
Todavia, as primeiras décadas do século XXI parecem assistir a um recrudescimento da violência, em especial por parte dos jovens. Será que o homem se tornou novamente no lobo do homem?

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog