quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prisões são 'universidades do crime', diz presidente da OAB

Confira reportagem publicada nesta qurta-feira (29) no portal G1, sobre a Ação Civil Pública proposta pela OAB em busca de solução para o quadro caótico do sistema carcerário brasileiro. A matéria é das repórteres Jade Bonna e Clarissa Carramilo.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse, em reunião realizada na sede da seccional maranhense, nesta quarta-feira (29), em São Luís , que as penitenciárias brasileiras são 'universidades do crime' e que os presos são vítimas do sistema carcerário do país.
"Os presos são forçados a participar de facções criminosas para sobreviver nas prisões e estão junto de presos com diferentes naturezas de crimes. Eles são vítimas da situação carcerária brasileira. O sistema prisional é um instrumento de combate à criminalidade, mas, as penitenciárias de todo o país se tornaram universidades do crime", declarou. Coêlho anunciou ainda que a OAB Nacional vai melhorar o acompanhamento de cada uma das unidades prisionais do país.
"A Comissão Nacional de Acompanhamento Carcerário da OAB, composta hoje por um membro por estado, deve aumentar o número de participantes para acompanhar cada unidade prisional do país", explicou.
O Conselho Federal e a Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional se reuniram com representantes da OAB do Maranhão e de outros estados, além de membros dos poderes Executivo e Judiciário, em São Luís, para discutir a crise do sistema carcerário e da segurança pública do estado. A reunião aconteceu em sessão extraordinária realizada na sede da OAB-MA.  

Fonte: Conselho Federal

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog