domingo, 15 de dezembro de 2013

Tornozeleira para presos deve ser implantada em 2014, diz Sejus-AM

Sistema de monitoramento encontra-se em licitação, segundo a secretaria.
Intenção de uso do equipamento foi anunciada no início deste ano.


Anunciado no início do ano pelo então titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Márcio Meirelles, o monitoramento eletrônico aos detentos das unidades prisionais do Amazonas ainda está em licitação. O uso do sistema de monitoramento eletrônico deve ter início em 2014.
De acordo com a atual gestão da pasta, a implantação das tornozeleiras eletrônicas depende do processo, que já chegou a 80% de conclusão.
Ao G1, a assessoria de comunicação da Sejus esclareceu que a licitação deve garantir a compra das tornozeleiras. Portanto, não há como definir o número de presos a serem monitorados antes do fim do processo.
Em janeiro, a Sejus anunciou planos de adquirir as tornozeleiras eletrônicas. Esse monitoramento, destinado a presos dos regimes aberto e semiaberto, tem o objetivo de reduzir os gastos com os detentos. Na ocasião, a pasta estimou os custos do equipamento em até R$ 600 por preso. Atualmente, cada preso custa R$ 1 mil ao estado.
Crise no sistema penitenciário
Em 2012 e no primeiro semestre de 2013, as unidades prisionais amazonenses registraram vários casos de fugas. Em março deste ano, 42 presos fugiram do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) por um túnel.

No mesmo mês, oito detentas fugiram da ala feminina da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. As presas escalaram a muralha da unidade com a ajuda de uma corda artesanal, conhecida como 'Tereza'.
Dias após a fuga, dois presos morreram em menos de 24h na mesma cela da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. As mortes ocorreram na noite do dia 19 e madrugada do dia 20 de março.
As falhas desencadearam uma crise no sistema prisional do estado e depois da primeira fuga em massa deste ano, o governador Omar Aziz anunciou a exoneração do então secretário Estado de Justiça, Márcio Meirelles. Ele estava no cargo desde o dia 13 de maio de 2012. O delegado daPolícia Federal Wesley Aguiar assumiu o cargo no dia 7 de junho deste ano.
Mesmo após a mudança, o sistema prisional continuou a registrar falhas e no dia 9 de julho 176 detentos fugiram durante rebelião do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). Depois de um mês da nova fuga em massa, o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Divanilson Cavalcanti, foi exonerado do cargo.
Camila Henriques
Do G1 AM

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog