terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mais de 90% dos inquéritos da Lei Seca envolvem homens em BH

Balanço de um ano da Lei Seca foi divulgado nesta segunda-feira.
Mais de mil motoristas foram presos por embriaguez ao volante.

O balanço de um ano da Lei Seca em Belo Horizonte mostrou que 93% dos inquéritos concluídos por uso de álcool ao volante envolviam homens. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (23) e se referem ao período de dezembro de 2012 ao mesmo mês deste ano.
De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran) de Minas Gerais, 1.198 motoristas foram presos em flagrante por embriaguez na direção. A maioria deles foi ouvida e liberada após o pagamento de fiança. Outros 140 pessoas continuam detidas.
Segundo o balanço, foram arrecadados mais de R$ 1 milhão pelo estado em multas e 2.546 inquéritos instaurados. Destes, 820 são de pessoas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro e, mesmo assim, foram autuadas em flagrante por apresentar sinais de embriaguez.
Os números mostram que 57% dos autuados tinham entre 26 e 45 anos e 11%, ensino superior completo.
Desde o começo do ano, a Lei Seca está mais rígida. A presença de 0,05 miligramas já é infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja. Qualquer coisa acima de 0,05 dá multa de R$1.915,40. O motorista tem a carteira de habilitação recolhida e perde o direito de dirigir por um ano.
A partir de 0,34 miligramas, além dessas punições, ele responde a processo por crime de trânsito. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção.

Short URL: http://www.estadodedireito.com.br/?p=88669

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog