terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Detentos do Pará serão monitorados com tornozeleiras eletrônicas

70 internos da Casa do Albergado, em Belém, vão usar o dispositivo.
Com a medida, local será desativado.


Os detentos da Casa do Albergado, em Belém, serão monitorados através de tornozeleiras eletrônicas a partir desta terça-feira (24). Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), com a inauguração da nova Central de Monitoramento Eletrônico, os mais de 70 internos poderão utilizar o equipamento, que vai permitir aos presos do regime aberto a chance de cumprir prisão domiciliar. Com o uso das tornozeleiras a Casa do Albergado será totalmente desativada.
“O uso das tornozeleiras eletrônicas facilita a reinserção social e melhora o controle estatal dos presos que estão em regime aberto e semiaberto”, afirmou o superintendente da Susipe, André Cunha.
Com o equipamento, é possível monitorar em tempo real os internos que estiverem usando o dispositivo, que é feito de fibra ótica e de fibra sintética de aramida, mesmo material usado na fabricação de cintos de segurança e coletes à prova de balas. Se algum interno tentar quebrar a peça, um sinal é enviado imediatamente para a Central de Monitoramento Eletrônico.
De acordo com a Susipe, no próximo ano, presos do regime semiaberto que estejam trabalhando e presos liberados durante saídas temporárias também utilizarão o equipamento. A Superintendência acredita que a implantação da medida vai reduzir custos para o sistema penitenciário do estado, já que atualmente cada preso gera um gasto mensal de R$ 1,1 mil por mês, enquanto que com a tornozeleira, o custo mensal cai para R$ 500.
G1. 23/12/2013 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog