quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vara da Infância promove atividades contra bullying e violência na escola em Petrolina

A Vara da Infância e Juventude de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizará, na próxima terça-feira (29), a primeira edição do Previne, articulação de Prevenção de Violências nas Escolas. O evento acontecerá na Concha Acústica, no centro da cidade, e será aberto ao público.

Ao todo, foram intimados 1,5 mil alunos de 42 instituições de ensino, sendo 19 da rede municipal e 23 da estadual. A iniciativa pretende reunir as escolas públicas da comarca. Estão programadas palestras como tema o combate ao bullying e à violência física. 

A iniciativa também integra o programa Resgate: Educação Com Justiça e Segurança, que também é de autoria da Vara da Infância da comarca. Além dos jovens estudantes entre 12 a 17 anos, também integram o público-alvo do evento pais e responsáveis. Eles serão orientados a perceber e coibir casos de bullying e de violência física no ambiente escolar. As demais escolas que não dispõem de alunos na faixa indicada para o evento também colaboram com apresentação de relatórios sobre essas práticas infracionais ocorridas no ambiente educacional. 

A Vara da Infância e Juventude montará um mapa do bullying com base nos dados colhidos nas 150 escolas do município. Após o levantamento, os servidores da unidade judiciária farão o acompanhamento estatístico, além de serem realizadas visitas aos estabelecimentos educacionais pelos voluntários que atuam como fiscais da infância e juventude. 

No 1º Previne, também vão participar o Ministério Público, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), a Secretaria de Educação, os Conselhos Tutelares e de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, as Polícias Civil e Militar e a Defensoria Pública. 

Histórico
Nos anos de 2012 e 2013, a Vara da Infância apurou cerca de 300 procedimentos judiciais relativos às escolas da comarca. Dentre os problemas mais comuns, indisciplina, evasão, violência física, bullying, drogas e ameaça. De acordo com juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, a violência no ambiente escolar tem crescido de forma alarmante, abrangendo atitudes agressivas até situações caracterizadoras do bullying. 

Resgate
O programa Resgate: Educação Com Justiça e Segurança foi criado em 2012 pela Vara Regional da Infância e Juventude como uma expansão de outras iniciativas já realizadas na comarca, como o programa Justiça e Cidadania nos Bairros do ano de 2008 e o projeto Escola Legal, este último de iniciativa do TJPE.  

São promovidas, no programa Resgate, ações de caráter repressivo e preventivo, para atuar contra a vitimização e promover os direitos essenciais das crianças e dos adolescentes. Uma equipe de voluntários, credenciada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e devidamente supervisionada pela Vara da Infância e Juventude, faz a identificação dos problemas de ordem estrutural, disciplinar, profissional, infracional e criminal de todas as escolas públicas - estaduais e municipais - da zona rural e urbana do município de Petrolina. 

Com a apresentação do relatório circunstanciado (inclusive com fotografias das escolas), a unidade judiciária adota as medidas necessárias para suprir as dificuldades elencadas. O acompanhamento individual é feito pelos servidores da Secretaria, bem como pelos voluntários do programa. 

Diário de Pernambuco. Publicação: 23/10/2013

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog