terça-feira, 30 de julho de 2013

Diretora da ONU propõe parceria contra bullying nas escolas paranaenses


A experiência da Organização das Nações Unidas (ONU) no combate ao bullying poderá ser aplicada no Paraná. A parceria foi discutida nesta segunda-feira (29/07), pela diretora do Programa de Holocausto e Extensão da organização, Kimberly Mann, e pelo vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns.

Kimberly está em Curitiba para participar da campanha contra o bullying desenvolvida pela Loja Shaim Weizmann, da B’nai B’rith (Filhos da Aliança, em hebraico) do Paraná. A entidade judaica, dedicada aos direitos humanos, está presente em mais de 50 países.

Com ações educativas, o programa da ONU aborda o holocausto sob ótica didática e de resgate histórico, como forma de prevenir o genocídio. “É muito importante para os alunos compreender que o holocausto começou com atos de discriminação, com palavras, e isso é bullying. Os alunos devem celebrar a diferença entre eles em vez de condená-la”, explica a diretora.

A promoção dos valores de diálogo e respeito e a valorização da cultura da paz entre os estudantes paranaenses foram destacadas pelo vice-governador. “Temos que aprender e valorizar a diferença e afastar todas as formas de discriminação, preconceito e bullying que, nas suas origens, levaram a grandes problemas na humanidade, como os genocídios”, afirmou.

DOAÇÃO - Durante o encontro, a B’nai B’rith formalizou a doação de 500 exemplares do livro “De Repente nas Profundezas do Bosque”, do escritor Amós Oz, à Secretaria de Educação.

“O livro é uma fábula muito interessante sobre a aceitação e sobre o aprendizado que temos com o diferente. Estamos fazendo a doação desses livros para disseminar esses conceitos”, disse o presidente da B’nai B’rith do Paraná, Gustavo Daniel Berman.

A partir da iniciativa, a Secretaria da Educação discutirá uma metodologia de abordagem do conteúdo junto aos estudantes das escolas estaduais.


Secretaria da Educação/PR. 29.07.2013. 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog