terça-feira, 23 de julho de 2013

10 sites para estudar gratuitamente para concurso

Estudando gratuitamente para concurso
Muita gente procura o Concurso Policial interessado em material de estudo para o concurso que pretende fazer. Embora o ideal seja adquirir material específico, direcionado para o seu concurso (apostilas e cursos preparatórios), há quem não tenha condições de realizar tal investimento, e então vai garimpando conteúdo gratuito que possa pelo menos lhe iniciar nos estudos até que possa comprar o material necessário.
Pensando neste público, o Concurso Policial pesquisou e traz neste post 10 dicas bem interessantes para você que ainda não pode ter o mínimo investimento nos estudos para concurso. Acreditamos que estas sugestões podem servir até de modo complementar para quem já está com um bom material de estudos em mãos. Confiram:
Khan Academy

O site possui vasto conteúdo em videoaula nas áreas de matemática, biologia, física e química. Talvez um dos mais qualificados e aprofundados nestas disciplinas. Defeito: não possui disciplinas como direito, português, informática e outras mais ligadas a concursos policiais. “A Khan Academy é uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo-aulas online disponibilizadas gratuitamente. Além dos vídeos, o site conta com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto.”
Aula Livre

Com uma interface muito bacana, o Aula Livre é voltado para vestibulandos e candidatos ao ENEM. Possui como destaque as aulas sobre espanhol, inglês, matemática e português. Além disso, possui um banco de provas com busca segmentada pela instituição de ensino. Bem legal. “O Aulalivre.net é um portal de ensino a distância com cursos gratuitos e completos, acessíveis à todos.”
Vestibulândia

Embora também venda DVDs com videoaulas, o Vestibulândia possui muito conteúdo free interessante e aprofundado. De brinde, o candidato ainda conta com tutoriais de “como estudar” e uma descrição do “aluno perfeito”. “O Vestibulandia, um projeto sem fins lucrativos, surgiu com os seguintes intuitos: Disseminar o conhecimento de níveis Fundamental e Médio; Transformar o vestibular numa ferramenta de seleção mais justa; Garantir o direito universal aos meios de aprendizado; Diminuir os abismos sociais.”
Jus Navigandi

Site bem conhecido de muitos concurseiros, com conteúdo vasto na área jurídica. O conteúdo é dividido por áreas do direito, e possui textos qualificados sobre temas específicos. Parte do conteúdo é pago, o que não apaga a importância da maioria dos textos gratuitos. “O maior site jurídico do Brasil”.
Conjur

Mais um site jurídico bastante popular, com seções segmentadas e conteúdo aprofundado sobre temas do Direito. “A revista eletrônica Consultor Jurídico é uma publicação independente sobre direito e justiça que se propõe a ser fonte de informação e pesquisa no trabalho, no estudo e na compreensão do sistema judicial.”
DHnet

Já que Direitos Humanos é um tema recorrente em praticamente todos os concursos policiais, não é demais colocar o DHnet entre os favoritos. Artigos, trabalhos acadêmicos e pequenos ensaios bem argumentados sobre Direitos Humanos. O site é um pouco bagunçado, mas vale a pena visitar sua base de dados.
LEXML

Geralmente o conteúdo programático dos concursos policiais exige muitas leis e normas. Nem sempre encontramos com facilidade esses documentos, por isso, o LEXML pode ser a sua salvação: um banco de dados com milhares de leis, jurisprudência e doutrinas grátis, em pdf. É preciso se acostumar um pouco com a interface para conseguir baixar os documentos. Vale a pena.
Legislação da Presidência

Embora este site esteja ligado à Presidência da República, seu acervo vai muito além da legislação federal: há setores divididos por estado e um mecanismo de busca bem eficiente. Outra vantagem: uma seção de legislação e atos internacionais.
TED

Para quem não conhece, o TED “é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias”. Com conferências curtas mas bem inspiradoras, sobre múltiplos assuntos, é um bom lugar para o candidato aprimorar sua argumentação com teses sofisticadas – algo bem interessante para a redação, por exemplo. Tem muita coisa legendada, e outras feitas aqui no Brasil (procure “TEDx” no Google para encontrar versões do evento no Brasil).
Abordagem Policial

A cada dia que passa, os concursos policiais estão mais segmentados na área policial. Ou seja, cada vez mais textos que discutem temas da segurança pública contemporânea são cobrados em provas. O blog Abordagem Policial costuma ser citado em provas de concurso, e por isso parece ser uma boa referência para as discussões da área.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog