quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sala de espera


Oi, o doutor tá atrasando de novo?
– Pois é, né, psicólogo fala demais, não olha o relógio...
– Mas é bom que a gente conversa aqui. Seu filho melhorou?
– Piorou! Quer fazer outro curso!
– Curso do que?!
– Artes! Fez Direito, não passou na OAB, fez três anos de mestrado, quatro de doutorado, agora descobriu “a verdadeira vocação” aos 32 anos!
– Nem me fale! O meu, com 33, quer viajar pela Europa pra “amadurecer socialmente” antes de procurar emprego! Vai vender o carro e diz que volta não sabe quando, a noiva tá desconsolada!
– Ela não vai com ele?
– Não, ela conseguiu emprego. Meio período, “pra não estressar”, secretária.
– Mas ela não se formou em Sociologia?
– Com mestrado. Mas não sabe fazer um recibo.
– O doutor diz que esse é o problema dessa meninada, receberam demais e não sabem retribuir.
– Por falar nisso, o meu não apareceu ainda!
– O meu diz que não vem mais. Eu estou vindo porque desconfio que preciso mais de tratamento do que ele.
– Ah, vá! Eu estou em perfeita saúde física e mental. Só preciso descobrir porque essa enxaqueca que me mata, e arranjar um empréstimo pra pagar essa viagem do Dondinho.
– Porque você não diz a ele que não tem dinheiro?
– Precisa ver a cara que ele faz! Me sinto tão culpada!
– É, o meu também sofre tanto quando nego qualquer coisa! O doutor diz que a gente devia aprender a dizer não, mas vou arriscar perder um filho com mais de 30 anos?! Ele vive ameaçando experimentar crack “pra ser feliz ao menos um minuto”!...
– O meu experimentou.
– Não diga!
– E não gostou. Diz que dá muito trabalho acender o cachimbinho. O Dondinho é meio folgado, sabe.
– O Betinho não, como é ativo! Agora inventou de fazer ferromodelismo!
– Não era aeromodelismo?
– No mês passado, agora é ferromodelismo, locomotivas, trens, uma graça! Parece um menino “operando as manobras”, até já ralou os joelhos na ferrovia, que faz um 8 pela sala toda!
– Pela sala toda?!
– É, encostamos os móveis e vemos tevê no quarto. É como diz o doutor, a gente tem de impor limites, então falamos ao Betinho: trenzinho só na sala!
– É, o Dondinho, se a gente deixar, quer fazer churrasco pros amigos todo dia! Falei não, só terça, quinta e sábado! E tomo calmante antes de pedir a conta no açougue...
– Eu tomo por causa do apito das locomotivas, mas o Betinho diz que a ferrovia tem de parecer real em tudo, até no apito!
– Por falar em real, o doutor falou que tenho de “cair na real”, que será que ele quis dizer?
– Falou pra mim também. Será que ele está regulando bem?

Domingos Pellegrini. Gazeta do Povo. 14.04.2013.




Nenhum comentário:

Pesquisar este blog