quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas para melhorar o desempenho do cérebro


Confira dicas para que você tire o melhor do seu cérebro investindo em bons hábitos no dia a dia.


Reportagem: Monique Zagari Garcia
dicas-para-melhorar-desempenho-cerebro
A leitura é uma das atividades recomendadas para estimular o funcionamento do cérebro
Foto: Shutterstock 
Que tal melhorar o desempenho da fascinante “máquina” que é o cérebro? Nunca é tarde para mudar os hábitos e trabalhar duro para ser uma pessoa mais criativa, concentrada, saudável... “Para tirar o melhor dessa estrutura, é preciso aparar inúmeras arestas comportamentais e exercitar no dia a dia cada complexa função cerebral”, ressalta o neurologista Leandro Teles (SP). Pensando nisso, experts no assunto selecionaram algumasdicas para dar aquela turbinada no cérebro. Confira: 

Cuide dos ambientes

O ambiente é fundamental para a relação entre o cérebro e os estímulos. Para que existaconcentração, foco e boa memorização é importante que não haja competição de estímulos, excessos visuais, bagunça, ruídos, temperatura inadequada etc. “O rendimento mental, em termos de produtividade, criatividade, memória e raciocínio lógico, é superior em ambientes estruturados, pensados e inteligentes, com as coisas relevantes expostas e organizadas e o irrelevante longe da percepção”, afirma Leandro.

Descanse o suficiente

sono e o descanso são fundamentais para a atividade intelectual em alto nível. De acordo com Leandro Teles, ninguém consegue exercer toda sua capacidade intelectual se não está com o corpo adequadamente descansado. “Os momentos de descanso prolongado ou uma boa noite de sono (principalmente durante o sono REM, que é a fase reparadora do mesmo), é quando o cérebro reorganiza todas as informações recebidas, consolida o aprendizado e normaliza emoções”, revela Edson Issamu, neurologista do Hospital São Camilo (SP). Além dosono, Leandro Teles também considera fundamental o período de férias, os finais de semana, feriados e tudo o que possa ajudar na organização e recuperação da “overdose mental” que é a rotina.

Alimente-se bem

De acordo com o neurologista, a relação entre alimentação e funções cerebrais superiores éintensa e complexa. O sistema nervoso é sensível à alimentação muito calórica, rica em gorduras de má qualidade e em grandes porções. As dicas do médico são consumiralimentos de fácil digestão, fontes de gordura de boa qualidade (ômega 3, por exemplo), bastante líquido e evitar álcool e estimulantes, como a cafeína em excesso. “As escolhas devem priorizar verduras, legumes, grãos, carnes magras e frutas (ricos em nutrientes e vitaminas do complexo B).  Em médio e longo prazo devemos controlar o peso e evitar distúrbios do colesterol, que podem levar a aterosclerose, danificando os vasos cerebrais. Outra substância que deve ser evitada é a nicotina. O cérebro é bastante sensível às nossasescolhas alimentares”, garante.

Organize seu tempo

Segundo Edson Issamu, a organização do tempo faz com océrebro trabalhe de maneira organizada, sólida, tranquila, sem sobressaltos ou "acidentes de percurso" que provocamsituações emocionalmente desfavoráveis – o que altera o nível de atenção, raciocínio e capacidade de tomar decisõesda pessoa. “As pessoas acumulam seus afazeres, querem fazer tudo de uma vez e isso também resulta em uma queda brutal na qualidade das atividades cotidianas. Por isso, procure fazer seu dia render mais, estabeleça uma agenda com lógica interna e prioridades e faça uma coisa de cada vez”, orienta Leandro Teles. 

Controle o nível de ansiedade e estresse

Como já mencionamos no tópico acima, situações de ansiedade e estresse comprometem odesempenho do cérebro - mais especificamente o chamado sistema límbico, que é um dos sistemas cerebrais que estabilizam as emoções. O neurologista Edson Issamu explica que quando esse sistema é hiperestimulado ou desorganizado, também interfere nosmecanismos de atenção, retenção de informações e capacidade de tomar decisões.
 “A ansiedade acelera a tomada de decisões e nubla a visãdos determinantes do problema. Ela também antecipa preocupações do futuro, tirando completamente o foco do presente. O estresse constante libera adrenalina e cortisol no sangue, o que também não é favorável ao bom funcionamento do cérebro, do sistema imunológico e cardiovascular. O estresse gera irritabilidade, insônia, cansaço mental, dificuldade na atenção, raciocínio lógico sequencial, criação e memorização.  Para combatê-los, procure identificar e solucionar seus determinantes, praticar atividades físicas regulares e, em casos mais graves, procurar ajuda médica especializada”, recomenda.

Exercite seu cérebro

Manter o cérebro em atividade será sempre uma questão de boa saúde. Pegue já o bloquinho e a caneta e anote as dicas de Leandro Teles: “Abasteça seu cérebro com novas experiências, faça planos, trace metas, corra atrás delas. Busque atividade intelectualconstantemente, tire seu cérebro da zona de conforto, altere caminhos, aprenda novos idiomas. Faça atividades lúdicas que fortaleçam o raciocínio, a linguagem, a memorização e a concentração. Monte quebra-cabeças,  jogue xadrez, cartas, façapalavras-cruzadas. O cérebro precisa de desafios, ser surpreendido e exposto àexperiências e sensações diferentes. O tédio, a falta de perspectiva, a inércia cognitiva e aacomodação o os grandes responsáveis pela inaptidão intelectual”, finaliza. 
Revista Corpo a Corpo. Publicado em 18-01-13. 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog