quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CARNAVAL: A VIAGEM SEGURA E A TOLERÂNCIA ZERO


Milton Corrêa da Costa


O carnaval aí está e muitos foliões preparam suas fantasias para se divertir a valer na maior festa popular do mundo. Muitos também se preparam para viajar. São dias de alegria, irreverência e muita descontração, afinal de contas ninguém é de ferro. No entanto, é bom lembrar, que neste carnaval já estará em vigor uma nova resolução do Contran, 432/13, que estabeleceu nível mínimo de tolerância, de ingestão de álcool, para o teste do bafômetro, para quem dirige. O limite agora, para a medição do sopro do bafômetro, é de 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Ou seja, apenas o erro máximo admissível no aparelho, que é de 0,04 mg/L. Para o exame de sangue o nível de tolerância é zero.

Portanto, se for beber, escolha a opção mais sensata: deixe o carro na garagem ou no estacionamento ou escolha alguém habilitado, que não tenha bebido, para trazê-lo de volta ou vá e regresse de táxi, ônibus, trem, barca ou metrô. Volte para casa com segurança. Lembre-se que você não está proibido de beber, mas beba com moderação e não assuma o volante de um carro nessa situação. Seus familiares o aguardam, são e salvo. É sabido que o álcool atinge diretamente o cérebro onde são processadas as informações necessárias para a condução veicular. Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você. A mistura álcool e direção tem sido causa de inúmeras tragédias em rodovias e urbanas. Lembre-se ainda que todo motorista (sensato) é parte importante do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, sob a coordenação do Denatran.

Se for pegar a estrada no feriadão do carnaval, também dirija com atenção e os cuidados indispensáveis à segurança de trânsito. Observe que os acidentes em rodovias ocorrem quando os veículos desenvolvem maior velocidade. Primeiramente faça uma revisão prévia em seu veículo. Verifique também se os documentos de porte obrigatório (Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) estão em dia. Não ultrapasse onde não for permitido. Não trafegue pelo acostamento. Não dirija em excesso de velocidade. Transporte as crianças, menores de dez anos, no banco traseiro do carro. Acomode-as, de acordo com a faixa etária e o estabelecido na Resolução CONTRAN 277/08, no bebê-conforto, na cadeirinha, no assento de elevação ou presas ao cinto de segurança. Faça uma viagem de ida e volta segura. Preserva a sua vida e a de seus familiares. Se beber não dirija. Se for dirigir, não beba. Aproveite o carnaval. Trânsito é meio de vida, não de incômodos, tragédias, sofrimento  e destruição.

Milton Corrêa da Costa é tenente coronel da reserva da PM do Rio e estudioso em segurança de trânsito

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog