sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Crianças representam 27% das vítimas de tráfico de pessoas no mundo


O relatório 2012 sobre tráfico de pessoas, lançado recentemente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revela que 27% das vítimas de tráfico de pessoas no mundo entre 2007 e 2010 foram crianças, o que representa um aumento de 7% em relação ao período de 2003 a 2006.
Desse número, 2/3 correspondem a meninas, que somam entre 15% a 20% do total das vítimas identificadas, incluindo os adultos. Por sua vez, os meninos correspondem a 10% do total de vítimas. O relatório foi elaborado com base em dados fornecidos por 132 países.
Uma novidade revelada pelo relatório foi a redução nos casos de exploração sexual, que caíram de 80% no relatório anterior, para 58%, mas ainda assim é a forma dominante de exploração entre os demais tipos de crimes. Por outro lado, o tráfico para a exploração por trabalho forçado dobrou de 18% para 36%.
A geografia do tráfico - A porcentagem de vítimas crianças, no entanto, varia de acordo com o continente. Enquanto na África e no Oriente Médio, 68% das vítimas de tráfico de pessoas são crianças, no Sudeste Asiático a proporção cai para 39%. No continente americano, as crianças representam 27% das vítimas e na Europa e na Ásia Central, 16%. O relatório aponta ainda que entre 55% a 60% das vítimas são mulheres, que somadas às vítimas meninas, correspondem a 75% do total.
Entre 2007 e 2010, o estudo identificou 460 diferentes rotas do tráfico de pessoas, sendo que cerca de 50% do tráfico ocorreu na mesma região, e 27% dentro do mesmo país. Uma exceção é o Oriente Médio, cuja origem da maioria das vítimas encontradas por lá é originária do Sudeste Asiático. Vítimas do Leste da Ásia foram identificadas em 60 países, constituindo-se no grupo mais disperso de vítimas pelo mundo. A Europa Ocidental e a Europa Central receberam o maior número de vítimas de diferentes nacionalidades.
O relatório está disponível para download.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog