quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

DPU INTEGRA COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS


Belo Horizonte, 20/12/2012 - Em solenidade realizada na tarde dessa quarta-feira (19), foi lançado, em Belo Horizonte, o Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Minas Gerais. Também foi criado, na oportunidade, o Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do qual a Defensoria Pública da União em Minas Gerais (DP/MG) participa ao lado de instituições federais e estaduais.
O Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas contempla três linhas de ação: a linha preventiva, que busca sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o tema; a linha de atenção à vítima, que prevê ações de acolhimento e apoio, com a concessão de abrigo temporário e de assistência jurídica, entre outros pontos; e a linha de repressão, com foco na cooperação jurídica e policial.
Para o defensor público federal-chefe da DPU/MG, Luiz Henrique Correa, a participação da instituição no combate ao tráfico de pessoas é de extrema relevância, “pois as ações preventivas no âmbito da educação em direitos e da construção de políticas públicas auxiliam na visibilidade e na conscientização da sociedade acerca da existência desse mal”. Na visão do defensor, o tráfico de pessoas em geral é de difícil percepção, é subnotificado nas estatísticas oficiais e a sociedade precisa percebê-lo.
Além da participação de Luiz Henrique Correa, a DPU/MG foi representada no evento pelo defensor público federal Estêvão Ferreira Couto, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da unidade.
Também participaram do evento o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão Júnior; e o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, entre outras autoridades. Estiveram presentes representantes da Justiça Federal, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública de Minas Gerais, da Delegacia Regional do Trabalho, da Polícia Militar de Minas Gerais e da Polícia Rodoviária Federal, bem como de outras instituições.
Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog