quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

10 dicas para você passar em um Concurso Público


1. Estude apenas o que é necessário
Antes de participar de qualquer concurso, é importante ler o edital, que é um documento com as regras da prova e os conteúdos que serão pedidos pela banca examinadora. O edital é encontrado no site da empresa que organiza o concurso. É uma ótima maneira de saber exatamente o que é na hora de estudar.
2. Faça um curso preparatório e invista em apostilas
Faça um cursinho, vale muito a pena. Os professores têm anos de experiência em concursos e dão dicas úteis. Aqui no Instituto IOB você pode começar experimentando por até 30 dias grátis, por exemplo, numcurso preparatório para o Concurso dos Correios ou para o Banco do Brasil.
3. Inscreva-se em vários concursos
Quando os candidatos estão muito focados em apenas um concurso, a chance de serem reprovados é alta, pois ficam mais tensos.
4. Dedique a mesma atenção a todas as disciplinas
Estude todas as matérias do edital com a mesma ênfase.
5. Organize seu tempo
Você pode dividir o seu tempo. Como, por exemplo, estudar quatro horas em cursinhos preparatórios. Depois do almoço,estudar mais três horas em casa. Se você não dispõe de tanto tempo, não entre em pânico. Não é a quantidade de horas que garante a aprovação, mas a qualidade do estudo. Por isso, é preciso ser organizada: uma vez por semana, monte uma tabela com o seu tempo livre e distribua os conteúdos que precisa estudar.
6. Simule as condições da prova
Uma vez por semana, faça um simulado, a IOB disponibiliza diversos simulados para você se preparar.
7. Tenha um canto de estudos
Acostume-se a estudar sempre no mesmo lugar. Assim, as chances de você se manter concentrada durante os estudos é maior.
8. Conheça a instituição em que você deseja trabalhar
Procure informações na internet e converse com funcionários do órgão público para o qual você prestará o concurso. Conhecer os benefícios que o funcionalismo oferece pode deixá-la mais motivada. E ficar por dentro da realidade da instituição pode ajudar você a responder às questões da prova: é bem comum caírem perguntas sobre a legislação e as características do órgão escolhido.
9. Peça ajuda aos familiares
A vida de quem estuda para um concurso gira em torno da prova. É importante que os familiares entendam. Afinal, como dizem os gurus dos concursos públicos, o sofrimento é passageiro, mas o benefício de estar em uma instituição pública é para sempre.
10. Não desista na primeira reprovação
Estabeleça um prazo longo para ter resultados e estude com afinco. O resultado pode ser surpreendente!

IOB Concursos

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog