terça-feira, 25 de setembro de 2012

Saiba como se proteger contra o roubo de dados na internet


Confira no Bom Dia Brasil uma entrevista com um delegado especialista em crimes cibernéticos.


O Bom Dia Brasil desta terça-feira (25) convidou o delegado, Hélio Bressan, titular da Delegacia de Crimes Eletrônicos para falar sobre o roubo de dados na internet e como fazer para se proteger desse tipo de ação.
Bom Dia Brasil: Cerca de 36% de todos os crimes financeiros que ocorrem no mundo partem do Brasil. O que é proibido fazer para não ter os seus dados roubados quando a pessoa tem contato com os equipamentos eletrônicos?
Delegado: Deve ser ter muito cuidado ao receber e-mails. Não clique em absolutamente nada quando você não tem certeza. Anexos de forma geral podem infectar o seu computador. Essa é a regra número um.
Bom Dia Brasil: E se for de uma instituição financeira?
Delegado: Piorou, porque nenhuma instituição financeira manda e-mail para seus clientes. Você é que tem que acessar a página da sua instituição financeira, e mesmo assim com bastante cuidado. Tome muito cuidado para você ter certeza que está entrando na página daquela instituição financeira que você quer acessar.
Delegado: Nós sabemos que está acontecendo uma sofisticação grande desse tipo de crime cibernético. Mas eles ainda dão sinais, rastros e pistas para as pessoas. Quais são esses sinais que as pessoas podem prestar a atenção e não cair na armadilha?
Bom Dia Brasil: Normalmente as pessoas devem prestar a atenção no endereço. Aquele endereço vai te dizer se o site que você está tentando entrar é o que você realmente quer. Existem hoje sites para buscas, então você tem a certeza de que está acessando o que realmente quer. Muito cuidado, pois a maioria dos problemas acontece pelo usuário. É ele que acaba digitando e entrando em uma página errada.
Lembrando que a responsabilidade é de quem está na frente do aparelho eletrônico. E atenção especial com as crianças e os adolescentes, eles tem mais vontade de clicar naqueles links e acessos ditos pelo especialista como proibidos.
G1. 25/09/2012

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog