domingo, 2 de setembro de 2012

Padre diz que jovens e crianças são culpadas por ‘seduzir’ pedófilos


Da Redação
Um padre franciscano de 79 anos, que vive nos Estados Unidos, afirmou que algumas crianças vítimas de pedofilia na verdade são as culpadas, por seduzirem os agressores. Bernard Groeschel, de Nova York, escreveu um artigo na revista católica NCR (National Catholic Register), afirmando que “em muitos destes casos o jovem é que é o sedutor” e “as crianças vêm, muitas vezes, procurar uma relação romântica e não sexual”. No texto, rechaçado na internet, ele afirmou ainda que, os padres católicos não deveriam ser presos por pedofilia. Segundo ele, bastaria uma advertência diante de um flagrante ou denúncia deste tipo. “Eles não tinham intenção de cometer crimes”, defende no artigo.
O franciscano chegou a citar no texto um caso específico, de um ex-treinador de um time de futebol americano, defendendo Jerry Sandusky, acusado por uma série de abusos contra menores de idade, e que pode ser condenado à prisão perpétua. Para ele, trata-se de um “pobre homem”.
O site da revista teve que retirar o artigo do padre do ar horas depois da publicação. A revista emitiu também pedido de desculpas, admitindo um erro editorial. A redatora-chefe da NCR, Jeanette de Melo, afirmou que, devido ao passado de Groeschel, seu artigo foi ao ar sem uma edição apropriada. “Abuso infantil é indesculpável. Os editores da NCR se desculpam por publicar sem a devida clarificação ou questionamento as declarações do Padre Bernard Groeschel, que pareciam sugerir que as crianças são, de alguma forma, responsáveis pelos abusos. Nada é mais fora da verdade”. Segundo Melo, a revista exigiu a retratação do padre.
Em razão da revolta causada pelas declarações, e do pedido de retratação da revista, Groeschel teve que voltar atrás em suas declarações. No pedido de desculpas, o padre disse que “nunca foi sua intenção duvidar das vítimas (…) Um padre que abusar de uma criança será sempre responsável”.

Com informações do Opera Mundi

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog