domingo, 23 de setembro de 2012

O passo a passo dos Concursos Públicos


Você está pensando em ser concurseiro? É assim que é chamada a pessoa que estuda para concursos públicos, na esperança de tornar-se logo um concursado. Em geral para trabalhar na prefeitura, no estado ou governo federal é preciso passar por um processo seletivo. Se você quer conquistar uma vaga, veja aqui as etapas a serem vencidas.
Primeiro reflita sobre quais são os seus objetivos de vida, o que você gosta de fazer e qual carreira quer seguir. Informe-se também sobre as funções exercidas no cargo pelo qual você batalhará, afinal, se tudo der certo, você vai trabalhar durante muito tempo nessa área.


Conferindo o edital

Depois, fique ligado nas aberturas de concursos públicos. O edital contém todas as informações para o processo seletivo, ele deve ser publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. Para estar apto à próxima etapa, você precisa corresponder aos requisitos exigidos nesse documento. Por exemplo, a maioria dos editais exige que o candidato tenha pelo menos 18 anos, esteja com as obrigações eleitorais em dia e, dependendo do cargo, tenha concluído o ensino fundamental, médio ou superior.

Preparação para o concurso

Se tudo estiver ok, aí sim você poderá fazer a inscrição, sempre cuidando para não perder o prazo final. É cobrada uma taxa de inscrição que será aplicada nos gastos com as provas. Em alguns casos, o candidato fica isento de pagar a taxa. As regras para isenção podem ser diferentes para cada concurso público, em alguns locais são isentos os doadores de sangue, os desempregados ou as pessoas de baixa renda.

Mas, antes mesmo de se inscrever, você já pode ir estudando para as provas. Pois muitas disciplinas cobradas são as mesmas de concursos passados. Para ir bem numa prova de concurso é preciso entender o que está sendo estudado, decoreba não basta. E geralmente a lista de disciplinas é extensa. Quem passou pelo sufoco, garante: é preciso motivação, organização para administrar o tempo de estudo, manter-se atualizado e estudar muito. Um das opções é estudar pela internet, escolhendo os cursos online oferecidos pelo Aprova Concursos.

Dia da prova

No grande dia fique calmo, chegue com antecedência ao local da prova levando apenas o que o edital autoriza. Informe-se quanto aos horários dos ônibus. Se for de carro lembre-se que o trânsito costuma ficar caótico. Depois de tanta preparação, não corra o risco de se atrasar e o pior, perder a prova.

Nos minutos que antecederem a prova, respire tranquilamente. É um ótimo calmante! E na hora de preencher o gabarito tenha concentração, afinal não pode haver rasura.
Se o seu concurso tem prova de redação, lembre-se desta dica: um bom leitor, automaticamente é um bom escritor. E você já tem esses requisitos para escrever bem, pelo fato de a leitura fazer parte de sua rotina de estudos. Mas se você tem dificuldade em escrever, preste atenção na escrita dos textos que você tem lido e procure sempre expor suas ideias de forma clara e cuidando com a gramática.

Hora da espera

Depois de vencer todas as etapas, chega a hora da prova de paciência, em que é preciso esperar o resultado. Verifique no edital os prazos de divulgação do gabarito da prova e de interposição de recurso, e faça a conferência assim que houver a divulgação. Não apenas para confirmar o seu êxito, mas também para preparar eventual recurso, caso seja necessário, pois o prazo é curto.

Agora é só torcer para ser classificado. Se você fez um concurso que possui vagas definidas, é mais fácil saber suas reais chances de ser chamado. Se o concurso for para formação de cadastro de reserva, significa que o quadro de funcionários está cheio, não há vagas definidas, e o candidato fica na espera de uma oportunidade para ser convocado.
O importante é trabalhar no que gosta, ir atrás do seu objetivo e jamais desistir.

O que faz tantos brasileiros sonharem com uma vaga em concurso público? Entre os maiores atrativos estão a grande estabilidade de carreira e os bons salários. Outras vantagens podem ser conferidas no quadro abaixo:

Vantagens de ser um concursado

Benefícios
Muitos órgãos garantem diversos benefícios, entre eles: auxílio-transporte, auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, auxílio-maternidade, transporte para os funcionários, férias de trinta dias, 13º salário etc.
Oportunidade para todas as idades
Na carreira pública, normalmente é preciso ter no mínimo 18, e no máximo 69, com exceção de alguns cargos. Dentro desta faixa etária todos têm chances iguais, dando preferência aos mais velhos em alguns casos de desempate.
Deficientes, índios ou afrodescendentes
Para os portadores de deficiência, índios e afrodescendentes o concurso público é uma das principais oportunidades de trabalho, diversos processos seletivos têm vagas destinadas a eles.
Sem experiência anterior
Nos concursos públicos não é necessário ter um currículo recheado de experiências, a única exigência para alguns cargos, são as habilidades específicas.
Aposentadoria
Os servidores têm direito à aposentadoria do mesmo valor que o salário, porém sem alguns auxílios. Mas é uma ótima garantia de estabilidade mesmo depois de pendurar as chuteiras.

Desejamos sucesso a você, concurseiro!
Equipe Aprova Concursos

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog