quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Doentes terminais


João Baptista Herkenhoff
 
O Conselho Federal de Medicina fixou, como conduta ética, que os médicos devem seguir o desejo de pacientes, em estado terminal, quando estes tenham previamente afirmado que não desejavam receber tratamentos excessivos e fúteis para prolongar artificialmente a vida. A essa recusa o CFM denominou “diretiva antecipada de vontade”, que deve ser registrada no prontuário médico.
A novidade da norma, que o Conselho de Medicina editou na semana passada, é permitir a manifestação prévia do paciente. Anteriormente, a decisão cabia à família, quando estivesse diante da dramática situação.
O que o CFM deseja, como esclareceu o médico Roberto d’Ávila, seu presidente, é evitar que as pessoas, que querem morrer em paz, sejam levadas para a UTI onde são entubadas, ressuscitadas e impedidas de morrer naturalmente. Ainda esse médico acrescentou que o paciente não será "abandonado". Em vez de colocá-lo no respirador e deixá-lo morrer na UTI meses depois, ele receberá cuidados paliativos para não sofrer, porém morrer na hora certa. O que o CFM quer evitar é que o paciente tenha um prolongamento da vida em estado vegetativo.
O conceituadíssimo médico capixaba Celso Murad, que apoia a resolução, esclarece que o paciente deve ter o direito de abrir mão de cuidados técnicos exagerados e inúteis. No lugar desses cuidados, que em nada ajudam, Celso Murad propõe cuidados físicos, psíquicos e espirituais. Esses rendem respeito à dignidade da pessoa humana.
O Direito brasileiro não acolhe a eutanásia, prática que é admitida por algumas legislações do mundo.
Nunca é permitido ao médico ou outro profissional da saúde praticar um ato que produza a morte de um paciente, mesmo que o paciente peça sua morte.
Note-se a diferença: num caso, pede-se um ato para pôr fim à vida.  Noutro caso, trata-se de abter-se de atos que prolongam a vida artificial.
Em face de um doente terminal, com morte cerebral, o médico, com o consentimento da família, ou do paciente que expressou “diretiva antecipada de vontade”, pode desligar os aparelhos que prolongam artificialmente a vida. Esse ato não é crime, nem constitui atentado à ética.
A interrupção da sustentação vital, uma vez estabelecida a morte encefálica, não se confunde com a eutanásia ou eventual "direito de morrer", no sentido de precipitar o evento "morte", o qual, efetivamente, já ocorreu.
Nosso saudoso arcebispo Dom João Baptista da Motta e Albuquerque, à face da morte, aceitou que tinha chegado ao fim. Não quis que esforços extraordinários fossem realizados, numa insubmissão à finitude da vida. Em Paz, entregou sua alma a Deus.
 
João Baptista Herkenhoff é professor da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo e escritor. Autor de: Curso de Direitos Humanos. Editora Santuário, Aparecida, SP.
 
É livre a divulgação deste texto, por qualquer meio ou veículo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog