segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bullying e droga marca juventude do 'maníaco'


Caso de polícia. Foto: M. Almeida/O Vale
Caso de polícia. Foto: M. Almeida/O Vale
Ex-colegas de Ricardo Vasconcelos descrevem uma personalidade instável, agressiva e cruel
Wilson Silvaston
São José dos Campos

Um personalidade instável e com um senso de humor sarcástico e cruel. Essa é a descrição feita por pessoas que conviveram com Ricardo de Almeida Vasconcelos, o maníaco sedutor, durante sua adolescência, no condomínio de apartamentos da rua Inconfidência, no Jardim São Dimas, em São José dos Campos.
"Desde o primeiro dia que eu o vi deu pra perceber que se tratava de uma pessoa extremamente cruel e sarcástica", contou um ex-morador do prédio que pediu para não ser identificado.
Vasconcelos foi preso no último dia 15, acusado de crimes como estupro e extorsão contra pelo menos dez mulheres. De acordo com os relatos de moradores do prédio que conviveram com ele, o bacharel em direito gostava de aplicar peças e brincadeiras de mau gosto. 
“Uma das brincadeiras preferidas era atirar ovos da janela de seu apartamento nas pessoas na rua. Me lembro de uma vez que ele jogou um saco plástico cheio de fezes num ônibus coletivo.”

Bullying. Nem os próprios amigos escapavam de seu senso de humor. “Suas brincadeiras sempre eram cruéis e as vezes acabavam em alguém machucado. Estava sempre provocando alguém, apelando para alguma coisa que magoava a pessoa, como ser gordo ou pobre. O que ele fazia na época é o que chamamos hoje de bullying”, descreveu um ex-colega de Vasconcelos.
Brincadeiras que, às vezes, beiravam o perigo. “Teve uma vez que seus pais estavam fora e ele chamou uma turma em sua casa e nos mostrou uma arma que seu pai tinha, lembro-me que eram dois calibres 38. Aquilo assustou todo mundo.”

Violência. O envolvimento em brigas também chamavam a atenção de quem o conheceu. “Ele sempre arrumava encrenca em baladas e bares, e era comum vê-lo com rosto machucado”, contou outro conhecido.
Uma agressividade que nesse época já era direcionada as mulheres. Na juventude Vasconcelos já era conhecido por bater em mulheres. “Várias vezes o pessoal viu ele batendo em namorada. Eu mesmo topei uma vez com uma menina chorando na escada.”
Para quem o conheceu, a prisão não foi uma surpresa. "Ricardo é um cara extremamente perigoso e mesmo tendo sido seu amigo um dia acho sua prisão justa e necessária, Ele é de fato um risco para sociedade". 

Vício. Segundo outro ex-colega, Vasconcelos também teve problemas com drogas. "Desde os 16 anos ele sempre cheirou muita cocaína. Lembro que o pai montou para ele uma loja de CDs, um negócio lucrativo na época. Mas o vício levou o negócio à falência.”
Sob o efeito da cocaína, Vasconcelos se transformava. "Seu comportamento mudava totalmente quando estava sob efeito da droga. Sua voz e sua feição se alteravam e seu lado brincalhão sumia para dar lugar a um lado mal humorado e tenso."
O problema com as drogas também teria sido o motivo que o levou a morar um tempo fora do país. “Sempre houve muita especulação sobre esse tempo que ele morou fora. Uns diziam que ele foi se tratar da dependência, outros que ele tinha dívidas com traficantes e precisou fugir.”


Univap nega favorecimento
São José dos Campos

A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) negou favorecimento a Ricardo de Almeida Vasconcelos durante o período em que ele cursou a faculdade de direito da instituição.
Os estudantes alegam que Ricardo era favorecido pelos professores, que teriam medo dele.
“Parece que os professores tinham medo dele e por isso facilitavam as coisas”, disse um ex-aluno que pediu para não ser identificado. 
“São inverdades as sugestões de proteção ou de facilitação no desenvolvimento de trabalhos durante o curso - práticas essas não pertencentes à tradição, à seriedade e responsabilidade da Faculdade de Direito. A instituição cumpriu todos os procedimentos, inclusive a liminar judicial que determinou a prática de atos acadêmicos pelo aluno", informou a Univap por meio de nota.

ENTENDA O CASO
Prisão
No último dia 15, a Justiça de São José acata pedido do Ministério Público e decreta a prisão preventiva de Ricardo de Almeida Vasconcelos

Crimes
O bacharel em direito é acusado de agressão, estupro, cárcere privado, roubo, e falsa acusação contra pelo menos dez mulheres

Transferência
Depois de aparecer com ferimentos causados por um suposto acidente, Vasconcelos foi transferido na última terça-feira para a P-2 de Tremembé

Investigação
Na última segunda-feira, a Justiça determinou uma busca e apreensão no apartamento e no escritório do acusado. O pedido de quebra do sigilo fiscal feito pelo Ministério Público também foi autorizado


O Vale.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog