sexta-feira, 27 de julho de 2012

Justiça determina retirada de beagles usados como cobaia na UEM


Uma decisão judicial da 5ª Vara Cível de Maringá determinou na tarde desta quinta-feira (26) a retirada dos seis cães da raça beagle que permaneciam há pelo menos cinco anos no Biotério Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para experimentos do curso de Odontologia da Instituição. A informação foi confirmada pela presidente da Associação Anjos AnimaisEloisa Murta, que foi autorizada pela liminar concedida pelo juiz Fábio Bergamin Capela a retirar os cães do local.
Eloisa explica que nos próximos dias médicos veterinários irão avaliar o estado de saúde dos cachorros. “Aparentemente eles estão bem, estão correndo em volta de mim.” A presidente da Associação afirma que os seis beagles deverão ser colocados para adoção.
A reportagem tentou contato com a Assessoria de Imprensa da UEM, mas até as 18h30 de quinta-feira (26) não obteve retorno. Mais informações sobre adoção dos cachorros no site:www.anjosdosanimais.org.br ou pelo telefone (44) 9114-9990
Relembre o caso
No início deste ano, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) manteve a liminar que proibia a UEMde utilizar cães da raça beagle para experimentos. O processo foi julgado pela desembargadoraMaria Aparecida Blanco de Lima e publicado no dia 9 de janeiro no Diário Oficial do TJ-PR. A liminar foi concedida em outubro de 2011 depois que o caso chegou até a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente por meio de um abaixo-assinado com cerca de 6 mil assinaturas.
Segundo a ação, que foi apresentada pelo promotor José Lafaieti Barbosa Tourinho, cães da raça beagle eram mantidos em condições precárias de higiene no Biotério Central da UEM e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada. Um laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) também confirmou as irregularidades. O MP acusa que os cães são sacrificados com overdose de anestésico e as carcaças são incineradas.
UEM recorreu da decisão e ainda pediu o sigilo do processo para preservar as pesquisas, o que não foi aceito pelo TJ-PR. “A instituição não vem promovendo o tratamento especial e necessário aos animais utilizados em pesquisas cientificas” disse a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, no processo.
Outras liminar concedida pelo juiz Siladelfo Rodrigues da Silva, da 5ª Vara Cível de Maringá, proíbe o departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de utilizar cães da raça beagle para experimentos. A liminar foi concedida em outubro de 2011.
A decisão determinava que os cães que estavam no Biotério Central da UEM permanecessem sob a tutela da instituição, até que a defesa fosse apresentada e, então, o próprio juiz determinasse ou não pela remoção animais.

Fonte: TATIANE SALVATICO - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog