terça-feira, 8 de maio de 2012

Promotorias Criminais emitem recomendação sobre monitoramento eletrônico de apenados


Os promotores de Justiça Reginaldo Júnior de Carvalho (1ª Promotoria Criminal), Francisco Teomário Serejo Silva (2ª Promotoria Criminal), Domingos Eduardo da Silva (5ª Promotoria de Justiça Criminal) e Joaquim Ribeiro de Souza Júnior (6ª Promotoria Criminal) expediram uma Recomendação a respeito do uso de equipamentos de monitoramento eletrônico a apenados da Comarca de Imperatriz.
O documento, enviado ao Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, propõe a aquisição de 200 tornozeleiras ou pulseiras eletrônicas para monitoramento de apenados dos regimes aberto, semiaberto, beneficiados com saída temporária, livramento condicional e presos provisórios sujeitos à medida cautelar.
O Ministério Público defende, também, a instalação de uma central de monitoramento dos equipamentos via GPS, visando o acompanhamento da exata localização e movimentação dos monitorados.
Os promotores de Justiça afirmam, na Recomendação, que a medida pode beneficiar 30% dos presos provisórios e definitivos da Comarca de Imperatriz, diminuindo a superlotação de celas e gerando diminuição dos gastos públicos, pois os custos dos equipamentos seriam menores que os atuais com alojamento e condenação dos condenados no sistema prisional.
Outro aspecto importante ressaltado pelos promotores de Justiça é aspecto ressocializador existente na medida, que propiciaria um maior convívio familiar e daria maiores condições de existir uma verdadeira ressocialização dos apenados.
A Recomendação propõe, ainda, a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) paa a implantação do sistema de monitoração eletrônica no sistema prisional da Comarca de Imperatriz e solicita que sejam informadas, em 30 dias, as medidas adotadas em relação ao tema, inclusive sobre a proposta de TAC.
(CCOM-MPMA). 7 de maio de 2012 às 10:13

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog