quarta-feira, 2 de maio de 2012

Monitoramento eletrônico de presos começa a valer em Cruzeiro do Sul



Em uma audiência realizada na manhã de segunda-feira (30) no auditório do Fórum Criminal, 39 presos do regime semiaberto do Presídio Manoel Néri da Silva, de Cruzeiro do Sul receberam as tornozeleiras de monitoramento eletrônico. A partir de agora, esses presos que já trabalham ou estudam durante o dia, estarão livres de retornar ao presídio para dormir.
Na solenidade estavam presentes a juíza Andreia Brito e o promotor Walter Teixeira, ambos da Vara de Execuções Penais, além de representantes do Instituto da Administração Penitenciária. A medida do governo do estado visa desafogar os presídios e promover a ressocialização dos presos que terão a oportunidade do convívio familiar.
O sistema de monitoramento é composto por uma tornozeleira e uma unidade portátil de rasteamento (UPR, uma espécie de GPS com o tamanho e o peso de um celular).  Cada tornozeleira será identificada por um número que permite o acesso à identidade do preso. Essa informação será exclusiva do Departamento da Administração Penitenciária (Iapen).
A tornozeleira atada ao preso tem lacres que se forem rompidos emitem um alerta. A juíza Andreia Brito explicou que o sistema pode facilitar a vida do preso que tem a intensão de se reintegrar à sociedade, já que pode trabalhar ou estudar durante o dia e dormir com a família. Quem descumprir as regras e continuar com o costume de fazer compras e outras atividades que não são permitidas pode voltar a qualquer momento para o regime fechado.
A ação prevê a disponibilidade do equipamento para 400 presos em todo o estado. Em Rio Branco, após a fase de teste avaliada positivamente, 350 presos terão o benefício do monitoramento a partir do próximo mês.
Genival Moura do Site Juruá Online

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog