quarta-feira, 30 de maio de 2012

EMPODERAMENTO JUVENIL: ADOLESCENTES DO CONSELHO CONSULTIVO DE TODO O PAÍS SE REÚNEM PARA DISCUTIR POLÍTICAS PÚBLICAS JUVENIS.


1° Encontro Nacional de Participação Infanto-juvenil no sistema de justiça contextualiza estímulo à construção de agendas e incidência política de adolescentes e jovens.

Empoderar-se, discutir as políticas públicas juvenis, atuar de forma coerente e através do olhar da criança e do adolescente. Esse foi o objetivo do 1° Encontro Nacional da Participação Infanto-juvenil que ocorreu em Natal, entre os dias 15 e 16 de maio, dentro das atividades mobilizadoras e preparatórias do XXIV Congresso Nacional da ABMP.

No encontro, cerca de 25 jovens do Conselho Consultivo dos estados do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, apoiados pela Tdh, tiveram a oportunidade de se encontrar com os demais participantes juvenis de outros estados brasileiros e incidir politicamente em prol dos direitos das crianças e adolescentes em âmbito nacional.

Temáticas relacionadas à realidade de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e a participação infanto-juvenil na garantia de direitos foram discutidas como: qualidade da educação básica, crianças, adolescentes e jovens em situação de rua, drogadição e participação e os impactos das transformações econômicas e sociais brasileiras na garantia dos direitos de criança e adolescentes.

O espaço foi um local de incidência política dos adolescentes junto à coordenação da ABMP de diversos estados, além de ter sido um momento estratégico de encontro dos jovens de todos os conselhos consultivos do país, com mais de 100 adolescentes, discutindo a futura representação no comitê gestor nacional de forma a dar encaminhamentos para garantir o direito à participação junto ao sistema de justiça.

De acordo com Karoline Silva (15), representante do estado do Ceará, o congresso possibilitou aos jovens acordarem para a necessidade da união dos representantes juvenis de todo país para a luta em prol aos seus direitos, sendo um local que disponibilizou conhecimento e estímulo à necessidade de aprofundamentos e incidência política.

Esse trabalho é uma ação de empoderamento juvenil de adolescentes em conflito com a lei ou situação de vulnerabilidade, realizado por ABMP em parceria com a Tdh, em busca da construção de uma realidade de direitos instituída pelos próprios adolescentes.



Hugo Acácio
Assessor de Comunicação - Tdh Brasil
Rua Pereira Valente, n° 1.655 - casa 20
CEP: 60160-250- Fortaleza/CE Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142
Celular: +55 85 8800-0719
Skipe: hugoacacio
Tdh Lausanne: www.tdh.ch
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.org
No Twitter: @tdhbrasil

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog