terça-feira, 10 de abril de 2012

Líder ateísta brasileiro afirma que existe “bullying religioso” nas escolas


Líder ateísta brasileiro afirma que existe “bullying religioso” nas escolas
Daniel Sottomaior, presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos – ATEA, afirmou existir e estar crescimento o bullying religioso nas escolas do país, motivado pelo recente caso que aconteceu em Miraí, Minas Gerais, onde um aluno se sentiu discriminado por não querer realizar a oração do pai-nosso. O líder ateísta atribuiu a responsabilidade dos atos de discriminação ao sistema de educação do país.
De acordo com o site Terra, Daniel afirmou que a prática tem se tornado cada vez mais comum em instituições de ensino, e que estas não estariam tomando medidas para defender os alunos que sofrem com o bullying.
“Na maioria das vezes somos procurados por jovens que sofrem preconceito em sala de aula e não sabem como agir. Passamos orientações e alguns embasamentos. Infelizmente, os próprios educadores não estão cientes das leis e acabam discriminando esses estudantes.”, explicou Sottomaior.
Foi o que aconteceu com o aluno de Minas Gerais, que procurou a ATEA na busca de auxílio. A associação o orientou sobre os seus direitos, tendo como base a Constituição Federal. O presidente da ATEA explicou que a instituição tem atuado bastante nesse sentido, “Quando somos procurados, tentamos orientar e nos colocar a disposição para dar outros tipos de andamento, como por exemplo, entrar com ação no Ministério Público, se for a vontade da pessoa.”.
Tanto a direção da escola quanto a professora envolvida no caso não se pronunciaram sobre o ocorrido, já a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – SEE-MMG, ainda não tomou providências sobre o evento, mas se colocou à disposição para tentar resolver a situação.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog