terça-feira, 20 de março de 2012

Seminário CARONTE – apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio


APAV
 
Seminário CARONTE – apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio
Lisboa, 21 e 22 de Junho


O Seminário CARONTE – apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio, será realizado nos dias 21 e 22 de Junho, em Lisboa, no Fontana Park Hotel. Será uma importante oportunidade para investigadores e profissionais interessados no tema do apoio às famílias e amigos das vítimas de homicídio.
Neste evento será dado destaque a três dimensões relativas a esta matéria, nomeadamente: a voz das vítimas, compreender e lidar com as vítimas, e boas práticas. Assim, serão focados os seguintes aspectos:
a) A voz dos familiares e/ou amigos de vítimas de homicídio;
b) Relação entre a violência, criminalidade e homicídio;
c) O papel das polícias na ligação com os familiares;
d) Sobrevivência de um luto de homicídio na família;
e) A indemnização às vítimas de crimes violentos.

No primeiro dia do evento, os participantes terão a oportunidade de ouvir o testemunho pessoal de vários familiares de vítimas e de lhes colocar algumas questões. Será também apresentado um manual de procedimentos sobre apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio.
Este evento é organizado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito do Projecto CARONTE - apoio a vítimas de homicídio, seus familiares e amigos. Este projecto co-financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Justiça Criminal, conta ainda com a parceria da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, da Polícia Judiciária (PJ), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Victim Support Scotland e da Weisser Ring Áustria.


Para mais informações e inscrições:

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog