terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

22 Fevereiro: Apresentação do Projecto Títono (In)Formar



22 Fevereiro: Apresentação do Projecto Títono (In)Formar
- apadrinhado pela SIC Esperança


No Dia Europeu da Vítima de Crime a APAV apresenta um projecto, integrado no projecto “Natal é Quando Quisermos” da SIC Esperança, que promove acções de sensibilização e cursos de formação sobre Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência.


No próximo dia 22 de Fevereiro - Dia Europeu da Vítima de Crime - a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove a apresentação pública do Projecto Títono (In)Formar: apoio a pessoas idosas vítimas de crime e de violência.

Este projecto Títono (In)Formar tem como objectivo desenvolver e promover acções de sensibilização e cursos de formação sobre Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de violência, sendo desenvolvido em parceria com a SIC Esperança (segunda iniciativa do projecto “Natal É Quando Quisermos”).

Esta iniciativa surge do reconhecimento de que a violência contra as pessoas idosas constitui um problema social e de saúde pública, considerando-se que o seu eficaz combate pode contribuir para um futuro mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento activo e saudável.

A prevenção e combate à violência praticada contra as pessoas idosas impõem-se, adicionalmente, por celebrarmos actualmente o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, como um compromisso que é de todos.

A APAV tem verificado que, desde 2000 até ao ano 2010, houve um aumento de 110% do total das pessoas idosas vitimas de crime. De 290 processos de apoio/ vítimas pessoas idosas em 2000, passamos a observar 610 em 2010. Entre 2000 e 2010 a APAV recebeu 5.500 pessoas idosas vítimas de crime. Com estes processos de apoio a APAV verificou que existe um insuficiente conhecimento do tema por parte das vítimas, familiares e prestadores de cuidados, bem como uma insuficiente informação e capacitação dos profissionais para intervirem nestas situações.

A apresentação do Projecto Títono (In)Formar terá lugar esta quarta-feira, pelas 11 horas, nas instalações de Sede da APAV (Rua José Estêvão nº 135-A, em Lisboa), contando com a presença da Presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão.


Para mais informações:
Maria Oliveira
mariaoliveira@apav.pt
21 358 79 22 | 96 103 91 56

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog