terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Assembleia aprova criação de 2,5 mil vagas na Polícia Civil

Os deputados estaduais aprovaram em primeiro turno, na tarde desta segunda-feira (12), a criação de 2,5 mil novas vagas na Polícia Civil do Paraná, de acordo com a proposta enviada à Assembleia Legislativa pelo Governo Estadual. O preenchimento não deve ser imediato, já que a própria proposta prevê que o acréscimo no quadro de pessoal seja gradual até 2014. A mensagem deve ser votada novamente pelos deputados até o fim desta semana, antes de seguir para sanção do governador Beto Richa (PSDB).

Segundo o texto, podem ser abertos concursos públicos para o preenchimento as vagas, que envolvem a contratação de 1.200 investigadores, 360 delegados e 600 escrivães (veja a relação completa abaixo).

No projeto, o governo informa que a criação de novas vagas é importante para reduzir a falta de efetivo para garantir a segurança da população. O déficit é histórico no Paraná, inclusive de delegados. “O quadro de servidores policiais civis hoje existente é reduzido e não atende à demanda de serviço policial. Há uma verdadeira escassez de profissionais”, diz a mensagem do governador.

Em outro trecho, ele completa: “Além disso, diariamente, recebemos comunicações das mais variadas unidades policiais civis do estado, que relatam a carência extrema de profissionais. Para se estabelecer uma escala de plantão, a dificuldade é enorme. Geralmente, a carga horária semanal de quarenta horas é ultrapassada. Priorizam-se os procedimentos relativos á prisão em flagrante, não havendo continuidade dos inquéritos policiais instaurados (...)”.

Fonte: EUCLIDES LUCAS GARCIA E HELIBERTON CESCA - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog