sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Livro ensina como descobrir quando alguém está mentindo

É possível viver sem mentir? Segundo o livro "Mentira - Um Rosto de Muitas Faces", de Wanderson Castilho, a resposta é não. Para Castilho as pessoas mentem com frequência e é possível detectar essas mentiras através de uma análise das microexpressões faciais, técnica que ele apresenta em seu livro e que se tornou mundialmente famosa no seriado "Lie to Me", série americana de TV estrelada por Tim Roth e exibida no Brasil pela Fox e pela Rede Globo.
Especialista em segurança virtual e investigador de crimes cibernéticos, ele escreveu o livro para provar que qualquer um pode aplicar a técnica das microexpressões faciais para saber se alguém mente.
"Posso aplicar essa técnica na web fazendo uma análise do contexto e conseguir excelentes resultados. Imagina então em áreas em que o profissional tem acesso direto ao ser humano", diz.
O autor diz que o leitor não vai se tornar um expert na leitura de expressões faciais apenas com a leitura de "Mentira", mas vai ficar muito mais perceptível às inverdades dos outros do que antes.

Divulgação

Castilho, autor de "Mentira": mostrada na série de TV "Lie to Me", técnica descrita no livro é usada pela CIA e FBI

A técnica apresentada por Castilho é a mesmo utilizada pela CIA e o FBI e que é mostrada nos episódios da série "Lie to Me".
"A mentira é usada como ferramenta por todo o ser humano. Não existe uma pessoa que não mente. Nós usamos essa ferramenta diariamente por uma questão até de preservação, porque não queremos magoar uma pessoa, por questão de sobrevivência e preservação social. Se eu começar a falar a verdade a todo o momento, eu vou ser excluído da sociedade. A mentira é uma questão de sobrevivência desde os nossos primórdios", diz.
Castilho explica que as expressões faciais são um reflexo das emoções das pessoas. "As emoções são instintivas e você consegue controlá-las apenas até um certo ponto", diz.
Em seu livro, Castilho apresenta uma série de emoções e expressões universais da face humana (veja info ao lado com reprodução de imagens retiradas do livro) que retratam neutralidade,surpresa, medo, nojo, desprezo, raiva, alegria e tristeza. São emoções, segundo o autor, que independentemente da cultura, as pessoas manifestam da mesma forma.
"A expressão é a mesma para todos e isso foi um choque, porque nós achávamos que nossas expressões eram diferentes umas das outras e elas não são", diz Castilho.


Nas livrarias

"Mentira - Um Rosto de Muitas Faces", 
de Wanderson Castilho
Editora Matrix, 210 páginas
R$ 32
www.matrixeditora.com.br



Expressões universais

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog