terça-feira, 20 de setembro de 2011

Exposição “Dores da Colômbia” no RJ

A violência, não raras vezes, é parte constitutiva da história e da política da América Latina. O caso colombiano, no entanto, merece destaque pela continuidade do uso da força pelo poder desde meados da década de 1950, quadro que foi agravado com o surgimento de um movimento guerrilheiro a partir dos anos 1960 e com o desenvolvimento de cartéis ligados ao narcotráfico nos anos que se seguiram.
Uma singular leitura dos massacres que afligiram a Colômbia entre os anos 1980 e 1990 está exposta na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Tratam-se de 36 desenhos, 25 pinturas a óleo e seis aquarelas do pintor e escultor colombiano Fernando Botero, que, com seu estilo único de retratar figuras roliças e corpulentas, demonstra aprisionamentos, inúmeros corpos abatidos em combate, lágrimas, dor e sangue de seu povo.
Botero não tem a pretensão de pôr fim ao conflito ao realizar esta série de obras, mas de “dar seu testemunho” acerca da brutalidade movida por perseguições, torturas e assassinatos que marcaram seu país.


Informações:

Exposição: Dores da Colômbia
Período: de 06 de setembro a 30 de outubro de 2011
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro)
Horários: Terça a Sábado, das 10h às 22h e Domingo, das 10h às 21h
Entrada: gratuita


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog