sexta-feira, 3 de junho de 2011

Brasil ainda possui cerca de 20 mil “escravos”

De acordo com levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), ainda existem cerca de 20 mil pessoas trabalhando em condição análoga à escravidão no Brasil. Infelizmente, os atuais mecanismos de combate a essa prática criminosa não têm se mostrado suficientes para reduzir esse número. Por esse motivo, o MPT lançou, em 27 de maio, sua primeira campanha publicitária de combate ao trabalho escravo com o intuito de sensibilizar a sociedade em relação a essa situação desumana e degradante.
Por meio de propagandas de TV, rádio e uma cartilha explicativa, que serão divulgadas amplamente durante o ano, a campanha tem como público alvo empresários, trabalhadores e a sociedade em geral e procura desconstruir a ideia de que o trabalho escravo só existe no meio rural. As recentes pesquisas revelam que a irregularidade trabalhista migrou para as cidades, podendo ser encontrada também em indústrias de confecção têxtil e na construção civil.
“A legislação penal brasileira mudou em 2003 e incluiu condições degradantes de trabalho e jornadas exaustivas como situações de trabalho escravo. O trabalho escravo não é só o que tem cerceio de liberdade, pode ser psicológico, moral”, explica Débora Tito Farias, da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT (CONAETE).
A campanha pretende, ainda, ajudar a sociedade a identificar e denunciar tais práticas. O procurador-geral do Trabalho, Otávio Lopes, explica: “A pressão social hoje é um fator muito importante a qualquer tipo de campanha. É importante que a sociedade perceba que a comida ou o vestido podem ter um componente de trabalho escravo”. Para ele, a compra de produtos que respeitem a dignidade humana deve ser encarada da mesma maneira como já ocorre com produtos orgânicos e com a preservação ambiental.
Lopes afirma também que a grande dificuldade de erradicar o trabalho escravo é a falta de qualificação dos trabalhadores resgatados, que diante da impossibilidade de encontrar emprego melhor, acaba voltando à mesma situação em que se encontrava. O MPT informa que pretende realizar parcerias com administrações estaduais e locais para oferecer capacitação aos trabalhadores.

(Érica Akie Hashimoto). IBCCRIM.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog