sábado, 8 de janeiro de 2011

Exposição Restraint: violência urbana e tecnologia de baixo custo

A Exposição “Restraint” ocorre entre 19 de novembro e 16 de janeiro de 2011, no Sesc Pinheiros. Nesta exposição, oito artistas brasileiros e peruanos revelam contextos comuns de violência urbana, desigualdade social e tecnologia de baixo custo.
A exposição tenta desvendar como a cultura urbana e a criminalidade se alteraram com a difusão das tecnologias mais simples, a exemplo dos celulares que já modificaram a relações do cárcere.
O título da mostra significa “retenção”, porque tenta traçar um pararelo entre o processo de contrução dos centros urbanos dos países em desenvolvimento, a vigilância e a violência.
A curadoria da mostra foi feita pela canadense Julie Bélisle, a brasileira Kiki Mazzucchelli e o peruano Miguel Zegarra e a exposição teve sua primeira montagem em Montreal, Canadá, em novembro de 2009.
Restraint apresenta obras de oito artistas: Amilcar Packer, Gabriel Acevedo Velarde, a dupla Gisela Motta e Leandro Lima, José Carlos Martinat, Lucas Bambozzi, Nicole Franchy, Rodrigo Matheus e Rolando Sanchez. A exposição foi produzida pelo Groupe Molior, do Canadá, criado em 2001, e hoje sob a direção de Andrée Duchaine, instituição com larga experiência na produção de projetos que envolvam pesquisas de novas tecnologias em artes visuais.
Os curadores identificaram como característica comum nos centros de São Paulo e Lima a grande presença dos eletrônicos, os games, os dispositivos de vigilância e da comunicação digital, que serviram de inspiração para a exposição.
ARQUEOLOGIA DA VIOLENCIA
“Matari 69200”, de Rolando Sánchez, denuncia a cultura da violência
“Exemplo é a obra “Matari 69200”, do peruano Rolando Sánchez. O artista utiliza um Atari modelo 2600, um dos consoles mais vendidos de videogame da década de 1980, mesmo período do confronto entre o governo peruano e a guerrilha maoísta Sendero Luminoso. Fazendo uma brincadeira com o modelo do videogame, o artista mudou a sigla para o número 69200, que se refere ao número de pessoas vitimadas pelos conflitos, e criou uma série de jogos em 8 bits que podem ser manipulados pelo público”, relata a jornalista Paula Alzugary da Revista Istoé.
A exposição “Restraint” traz um registro das paisagens urbanas que vem se alterando rapidamente com o crescimento das tecnologias digitais.
Quando?
19/11 a 16/01.
Terça a sábado, das 10h30 às 21h30; domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
Onde?
Sesc Pinheiros

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog