domingo, 5 de dezembro de 2010

FIERO adere à campanha pelo fim da violência contra mulher

O Brasil é o país que mais sofre com a violência doméstica, segundo pesquisa da Sociedade Mundial de Vitimologia, em 54 países e junto a 138 mil mulheres. “No Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é agredida em seu próprio lar e a violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos. A cada 2 horas uma mulher morre no Brasil vítima de violência”, afirmou Mara Regina Araújo, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres.

Preocupada com a violência contra a mulher a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FEIRO) aderiu à campanha “Homens Unidos pelo fim da Violência Contra as Mulheres”. A campanha é desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que tem como coordenadora Mara Regina. O tema foi amplamente divulgado nos quatro dias da FEIRON Internacional 2010. Durante o evento os expositores e visitantes assinaram o termo de adesão a campanha.

Para o Presidente da FEIRO, Denis Baú, o tema é uma preocupação do empresariado local e a Federação como parceira da Coordenadoria de Mulheres possibilitou a disseminação do tema durante a Feira. “Desta forma a FIERO divulga e apóia o corajoso trabalho de conscientização aos homens pelo fim da violência”, disse. Baú acrescentou que é essencial a divulgação constante dos direitos conquistados pelas mulheres, com ênfase na criação da Lei Maria da Penha, que endurece as penas contra os responsáveis pela violência doméstica.
Segundo pesquisa do IBOPE 51% da população brasileira declaram conhecer ao menos uma mulher que é ou foi agredida por seu companheiro. “Isso não pode acontecer. A mulher é o ponto de equilíbrio da família, portanto esse problema afeta a sociedade como um todo e não apenas o gênero feminino”, comenta Mara.

A coordenadora acrescentou que qualquer mulher pode sofrer com a violência. A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, instituições públicas e privadas e principalmente os homens para a importância do tema. “A campanha continua até o dia 20 de dezembro com a realização dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Esperamos que a sociedade como um todo, também se mobilize para reduzir a violência que é uma necessidade urgente”, finalizou.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog