sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

10/12/2010 – Seminário sobre Direito Humanos – São Paulo/SP

Local: Sede do INCT-INEU - Praça da Sé, 108 – 3º andar São Paulo - SP
Informações e inscrições: (11) 3101-0027 e-mail eunice@inct-ineu.org.br
Obs.: O seminário será transmitido via skype e Justin.T(na hora haverá o link para acessar a Justin.TV no site do INCT-INEU). Os textos estarão disponíveis também no site (www.inct-ineu.org.br).
Realização: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).
Programação:
Manhã (09h30 - 13h00)
Comentador: Dr. Benoni Belli – Diplomata, mestre em Ciência Política – Unicamp
Coordenadora: Profª Glenda Mezarobba
Texto 1: “Contra-terrorismo e segurança: uma análise preliminar dos impactos pós 11 de setembro”. Autoria de Ariana Bazzano (mestranda Unicamp) e Alvaro Okura (mestrando Unicamp).
Texto 2: “Os EUA na II Conferência mundial para os Direitos Humanos – Viena 1993”. Autoria de Matheus de Carvalho Hernandez (mestrando Unesp).
Texto 3: “O originalismo e a interpretação dos direitos humanos nos EUA: análise do debate na American Bar Association (ABA) e na American Civil Liberties Union (ACLU). Autoria de William Laureano da Rosa (mestrando Unicamp).
Texto 4: “O poder da declaração de guerra dos EUA”. Autoria de Gustavo Carlos Macedo (graduando Unicamp).
Intervalo para almoço (13h00 - 14h00)
Tarde (14h00 - 18h00)
“Judiciário e decisão judicial nos EUA e no Brasil: uma análise comparada”
Palestra da professora Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva - Juíza Federal da 2ª Região e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Coordenador: Prof. Andrei Koerner
Texto 5: “Estados Unidos: impacto de suas políticas de segurança para os direitos civis e a influência destas políticas americanas nos países latino-americanos”. Autoria de Cleber da Silva Lopes (doutorando USP) e Marcelo da Silveira Campos (doutorando Unicamp).
Texto 6: “A política dos EUA para as estruturas de governança global de direitos humanos no pós Guerra Fria, com ênfase à oposição ao TPI”. Autoria de Marriele Maia Alves Ferreira (doutoranda Unicamp).
Texto 7: “Os Estados Unidos e os inimigos combatentes”. Autoria de Cristina Carvalho Pacheco (professora Universidade Estadual da Paraíba – UEPB).

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog