sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bullying ultrapassa paredes das escolas e invade intimidade das residências


bullying é um fenômeno contemporâneo e que a cada dia rende mais discussões. Desde que o tema virou pauta, são muitos os adultos e crianças que revelam histórias e traumas causados pelas diversas formas de ataque e que resultam na humilhação constante. O momento é propício para trazer à tona os sentimentos de frustração, e pais e educadores pensarem com atenção estratégias para evitar danos maiores.
Danilo Verpa/Folhapress
Contudo, as violências orais e visuais não estão mais restritas a ficar somente dentro dos colégios. Em tempos de perversão e maldade desenfreada, os avanços da tecnologia permitem que as agressões entrem em sua casa e humilhem um cidadão aos olhos de milhões de outros calados. É o fenômeno do cyberbullying.
Reprodução
Bullying alcança internet e pode causar diferentes agressões
Bullying alcança internet e pode causar diferentes agressões
SXC
Uso de tecnologia amplia bullying
Uso de tecnologia amplia bullying
No livro "Cyberbullying: Difamação na Velocidade da Luz", a pedagoga Aloma Ribeiro Felizardo apresenta os caminhos e as consequências deste novo problema.
Se antes um bilhete ou caricatura atingia somente a pessoa zombada por meio de um grupo restrito, o uso de e-mails, celulares que tiram fotos e gravam vídeos e redes sociais possibilitam que outros tantos - e até pessoas desconhecidas - sejam cúmplices de cenas maldosas.
A obra é destinada a auxiliar educadores e pais que tenham presenciado ou que querem se prevenir das formas possíveis de agressão. Por isso, a autora traça um panorama geral da internet no Brasil e destaca quais são as características do cyberbullying.


A partir das evidências, a pedagoga explica como se juntar provas para o Poder Judiciário e como ocorrem as atuações do órgão e do Código Penal em defesa das vítimas.
"Cyberbullying: Difamação na Velocidade da Luz" também traz material de apoio com sugestões pedagógicas, uma lista com delegacias especializadas em crimes cibernéticos separadas por Estado e outras leituras recomendadas sobre o tema.
*
"Cyberbullying: Difamação na Velocidade da Luz"
Autora: Aloma Ribeiro Felizardo
Editora: Willem Books
Páginas: 148
Quanto: R$ 33,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog