quarta-feira, 24 de novembro de 2010

25 de Novembro – Dia Internacional Contra a Violência Exercida Contra as Mulheres

PAV LANÇA 2.ª EDIÇÃO DO MANUAL ALCIPE


No dia 25 de Novembro a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinala o Dia Internacional Contra a Violência Exercida Contra as Mulheres, apresentando a segunda edição, revista e aumentada, do Manual ALCIPE (1.ª Edição, 1998).

Na última década, Portugal desenvolveu a sua intervenção na violência doméstica. Distante está o tempo em que esta simples designação suscitava na sociedade portuguesa alguma estranheza. Hoje quase todas as pessoas sabem do que se trata. Porém, tal como nesse tempo, o problema continua actual e aos profissionais que, nas instituições e serviços, atendem as vítimas sentem necessidade de orientação quanto aos seus procedimentos.

Para esses profissionais foi revista e actualizado o Manual ALCIPE, com o apoio do Governo dos Açores (Direcção Regional de Igualdade de Oportunidades – Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social).

Abordando várias formas de vitimação e vários tipos de vítimas, o Manual ALCIPE está, no entanto, especialmente focado nas mulheres vítimas, porque as mulheres continuam a representar uma faixa considerável, ou mesmo maioritária, entre as vítimas de violência doméstica.

O Manual ALCIPE é um desafio a todos os profissionais: desenvolver ainda mais a intervenção junto das vítimas de violência doméstica em Portugal, colhendo os melhores frutos, agora e na próxima década.


Para mais informações:
José Félix Duque
21 358 79 21


 


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog