sexta-feira, 11 de junho de 2010

Convite para o Seminário APAV 4d | Porto | 1 Julho






Seminário APAV 4d – prevenção integrada em contexto escolar


A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove no dia 1 de Julho, o Seminário APAV 4d - prevenção integrada em contexto escolar, no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Este seminário tem como objectivo a reflexão sobre a prevenção de comportamentos de risco na adolescência e a apresentação dos materiais produzidos pelo Projecto APAV 4d – prevenção integrada em contexto escolar.

Durante os anos lectivos 2008/2009 e 2009/2010 a APAV efectuou a implementação-piloto do Programa 4d - currículo de prevenção para o 9º ano de escolaridade em duas escolas da zona norte do país. O 4d é um programa de prevenção universal, curricular, desenvolvido por professores ao longo de 28 sessões, que procura através das suas dinâmicas prevenir o envolvimento em comportamentos de risco e promover comportamentos saudáveis nos adolescentes. As dimensões centrais desta intervenção são quatro: (1) violência no namoro e entre pares; (2) comportamentos sexuais de risco; (3) consumo e abuso de substâncias e (4) questões de género.

O 4d é versão portuguesa do “The Fourth R”, desenvolvido e testado no Canadá sob a coordenação do investigador David Wolfe, do Centre for Addiction and Mental Health, Centre for Prevention Sicience (CAMH CPS), e a sua tradução e adaptação resultam do trabalho conjunto da APAV e do projecto “Violência nas relações juvenis de intimidade” da Universidade do Minho, com a parceria da Associação para o Planeamento da Família e do Instituto das Drogas e da Toxicodependência.

Entre os materiais a apresentar salientamos os quatro manuais de actividades — Unidade 1: Relacionamentos positivos, Unidade 2: Crescimento e sexualidade saudáveis, Unidade 3: Consumo e abuso de substâncias e Unidade 4: Igualdade de género — e os vídeos de apoio à aprendizagem e treino de competências de resolução de conflitos produzidos no âmbito do projecto. As comunicações de especialistas nacionais e internacionais permitirão discutir e reflectir acerca dos desafios da prevenção nos quatro domínios acima identificados.

Neste sentido vimos convidar à Vossa participação neste Seminário e à colaboração na divulgação desta iniciativa.

As inscrições são gratuitas mas limitadas e poderão ser efectuadas através do site da APAV - www.apav.pt - até ao dia 23 de Junho.



Informações:
Rosa Saavedra / Projecto APAV 4d
22 834 68 40 / 96 103 91 62

Inscrições:
www.apav.pt

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog