sábado, 26 de junho de 2010

2010 : 20 Anos APAV no apoio diário às vítimas de crime



A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) celebra no dia 25 de Junho os seus 20 anos. A APAV surgiu no ano 1990, com a missão de apoiar as vítimas de crimes em Portugal. Vinte anos passados, a APAV cresceu, ao longo destas duas décadas a APAV desenvolveu-se, foram criadas bases e estruturas, afirmou-se como projecto sólido, apoiou milhares de pessoas: de 1990 a 2009 foram registados 93.422 processos de apoio, o que corresponde a um universo estimado de cerca de 187.000 pessoas apoiadas.

A APAV presta apoio emocional, jurídico, psicológico e social às vítimas de crime, através dos 15 Gabinetes de Apoio à Vítima, presentes em 8 distritos do continente e na região autónoma dos Açores, bem como das unidades específicas de apoio à vítima imigrante (Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Discriminação Racial ou Étnica e Unidade de Apoio à Vítima Migrante - Açores) e através do 707 2000 77 - Linha de Apoio à Vítima da APAV.

A APAV apoia as vítimas de todos os tipos de crime, embora predominem estatisticamente as vítimas de crimes contra as pessoas com existência de violência (maus tratos; ameaças; crimes sexuais, violência doméstica; e muitos outros). Estão a ser apoiadas cada vez mais vítimas (e seus familiares) de crimes de furto (por esticão, de e em veículo motorizado, por carteirista, em casa por arrombamento), de roubo, de dano, de burla, de abuso de confiança, de falsificação de documentos, e outros crimes contra a propriedade; assim como de crimes de homicídio (voluntário consumado, por negligência em acidente de viação), de abuso de autoridade e discriminação racial ou étnica.

A base das organizações são as pessoas, particularmente numa organização assente no Voluntariado como é a APAV, pelo que deixamos uma palavra de agradecimento para todos aqueles que deram um pouco de si para este projecto: no passado, no presente e todos aqueles que continuarão este esforço no futuro.

Em paralelo com a celebração dos 20 anos, a APAV está a desenvolver uma campanha nacional de sensibilização apresentando uma mensagem: “há crimes que deixam marcas”. Esta campanha foi desenvolvida pela agência Santa Fé e tem como objectivo a sensibilização para o trabalho desenvolvido pela APAV no apoio às vítimas de todos os crimes.

Honrando o passado, olhando para o futuro, o ano de 2010 será guiado pelo lema: 20 Anos APAV – no apoio diário às vítimas de crime.


Sites APAV

Portal APAV:

Site de prevenção e apoio de crimes contra o património:

Site de prevenção e apoio de violência doméstica entre pessoas do mesmo sexo:

Site de prevenção e apoio a crianças vítimas de crime:


Para mais informações:
João Lázaro
21 358 79 00
joaolazaro@apav.pt

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog