quarta-feira, 19 de maio de 2010

Revista LIBERDADES n. 4

 
No ar, o novo exemplar da revista eletrônica do IBCCRIM
Uma vez mais com grande satisfação, o Departamento de Internet do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais lança neste momento o 4º exemplar da Revista LIBERDADES, o periódico quadrimestral em formato eletrônico (em PDF) do IBCCRIM.

Nesta edição, a Revista LIBERDADES traz especiais entrevistas exclusivas com Professores estrangeiros, juristas de renome mundial: os catedráticos BERND SCHÜNEMANN, da Alemanha, e LUIS ARROYO ZAPATERO, da Espanha.

Na seção de artigos doutrinários, temos as seguintes valiosas contribuições:
- GUILHERME RODRIGUES ABRÃO e RENATA JARDIM DA CUNHA RIEGER analisam o tema de crimes omissivos (em “CRIMES OMISSIVOS: ESTUDOS DOGMÁTICOS INTRODUTÓRIOS”);
- MARCIO GERALDO BRITTO ARANTES FILHO trata do princípio da presunção de inocência em “NOTAS SOBRE A TUTELA JURISDICIONAL DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA E SUA REPERCUSSÃO NA CONFORMAÇÃO DE NORMAS PROCESSUAIS PENAIS À CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA”;
- Ainda, texto inédito em língua portuguesa de CLAUS ROXIN é publicado com sua autorização e tradução de ALAOR LEITE: “POR UMA PROIBIÇÃO DE VALORAR A PROVA NOS CASOS DE OMISSÃO DO DEVER DE INFORMAÇÃO QUALIFICADA”.
Na seção de comentários de filme GABRIEL VIEIRA BERLA cuida de “O Especialista” (em “"O ESPECIALISTA": UMA ANÁLISE ARENDTIANA DO JULGAMENTO DE EICHMANN E DE SEU LEGADO”).
Em Resenhas, JOCELI SCREMIN DA ROCHA trata da obra MEMÓRIA E VERDADE: A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO, enquanto ALIANNA CAROLINE SOUSA CARDOSO cuida de O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?, de Roberto DaMatta.
Por fim, na seção de História CAMILA GARCIA DA SILVA analisa o caso dos irmãos Naves.

A Revista LIBERDADES, que vem se mostrando desde o primeiro exemplar como um enorme sucesso de público, poderá ser lida no computador ou, caso se queira, sugerimos que se imprima e colecione!
Abaixo já se pode visualizar o novo conteúdo na íntegra ou, caso se deseje, por seção a partir da visualização do Sumário. 

Os três exemplares anteriores também permanecem à disposição neste Portal IBCCRIM.

Mais uma vez, observamos que você também está convidado a escrever num dos próximos números da Revista LIBERDADES. Conheça as regras para publicação.

Veja o nº 4 na íntegra.

Veja o nº 4 por seção a partir do Sumário.

Conheça o site da Revista LIBERDADES

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog